Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1410
Título : As repercussões do racismo nos processos de saúde-doença-cuidado da terceira idade: uma revisão sistemática da literatura
Autor : LIMA, Maria Luiza Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor: BENÍCIO, Luís Fernando de Souza
Fecha de publicación : 2022
Citación : LIMA, Maria Luiza Gomes de. As repercussões do racismo nos processos de saúde-doença-cuidado da terceira idade: uma revisão sistemática da literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumen : Este artigo tem por objetivo analisar os efeitos do racismo nos processos de saúde-doença-cuidado da população negra na terceira idade. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura (RSL) delineada a partir dos periódicos brasileiros indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nos últimos dez anos (2011-2021). A pesquisa ocorreu no período compreendido entre agosto e novembro de 2022 seguindo o protocolo PRISMA, indicado para a realização de pesquisa científica do tipo RSL. O material encontrado aponta para uma predominante convergência acerca das notáveis desvantagens que o idoso negro enfrenta em relação ao branco nos mais diversos contextos de vida, sobretudo no que diz respeito ao acesso aos serviços de saúde. Apesar disso, se percebe que há, nas produções analisadas, uma invisibilidade do fator geracional, o que denota uma política de morte sobre essa população. Pretende-se, com a problematização de tal questão, contribuir para construção de um campo de saúde pública mais implicada com o combate às desigualdades sociais e com o cuidado integral dessa população, especialmente no que tange à saúde mental.
Palabras clave : Racismo
Saúde
População Negra
Envelhecimento
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1410
Aparece en las colecciones: Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIA LUIZA GOMES DE LIMA.pdf323.97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.