Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1413
Title: Grupos com acompanhantes em contexto hospitalar: observações dos fatores terapêuticos de Yalom
Authors: OLIVEIRA, Jiuliana Áfio de
metadata.dc.contributor.advisor: LEITE, Darla Moreira Carneiro
Issue Date: 2022
Citation: OLIVEIRA, Jiuliana Áfio de. Grupos com acompanhantes em contexto hospitalar: observações dos fatores terapêuticos de Yalom. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: Este trabalho relata uma experiência com grupo de acompanhantes em um Hospital Geral, em que a temática são os onze fatores terapêuticos de Yalom presentes no processo grupal vivenciado. Os participantes foram acompanhantes de pacientes cardiopatas no Hospital Geral. O estudo teve caráter descritivo com a abordagem qualitativa com foco na sistematização de experiências. Neste sentido, os fatores terapêuticos foram identificados e analisados a partir das falas dos acompanhantes e da observação do desenvolvimento do grupo; para isso foi utilizado um instrumento próprio confeccionado pela pesquisadora como também um diário de campo. Foram realizados ao todo 6 grupos, de 15 em 15 dias, com o total de 45 pessoas e com duração de até 60 minutos. Ao final, o grupo de apoio se mostrou ser espaço de escuta e acolhimento ao sofrimento psíquico dos acompanhantes. Esses efeitos puderam ser observados em nove dos onze fatores terapêuticos: instilação de esperança, universalidade, compartilhamento de informações, altruísmo, desenvolvimento de técnicas de socialização, comportamento imitativo, coesão grupal, catarse e fatores existenciais. Os dois fatores terapêuticos que não foram identificados foram a recapitulação corretiva do grupo familiar primário e aprendizagem interpessoal. Dessa forma, verificou-se a importância do grupo de apoio para os acompanhantes em um contexto hospitalar, pois é necessário acolher as necessidades subjetivas deles que também sofrem com a internação de seus pacientes.
Keywords: 11 fatores terapêuticos
Psicologia hospitalar
Grupo de apoio
Acompanhantes
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1413
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JIULIANA ÁFIO DE OLIVEIRA.pdf424.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.