Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1415
Título : Repercussões no vínculo pais-bebê no processo de internação em UTI neonatal
Autor : OLIVEIRA, Mardônio Silva de
metadata.dc.contributor.advisor: BASTOS, Elaine Marinho
Fecha de publicación : 2022
Citación : OLIVEIRA, Mardônio Silva de. Repercussões no vínculo pais-bebê no processo de internação em UTI neonatal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumen : Este trabalho consistiu em uma revisão narrativa sob a ótica psicanalítica buscando os fatores presentes no processo de internação de bebês em UTI neonatal e como esses fatores podem interferir no desenvolvimento do apego como proposta por John Bowlby. Foram coletados 48 artigos que após submetidos aos critérios de exclusão estabelecidos foram utilizados 5. Para análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Na fase de tratamento dos resultados selecionamos cinco categorias: 1) Relação na tríade Pai-Mãe-Bebê, 2) Do nascimento desejado, esperado e real, 3) O bebê em ambiente se UTI e a influência do apego, 4) O processo de internação e suas consequências para a psiquê de pais e bebês e 5) A psicanálise em UTI neonatal. Verificou-se que o afastamento do bebê dos seus genitores, provocado pelo processo de internação precoce, pode interferir negativamente no apego do mesmo aos pais, haja vista, ser o período em que se dá o início da vinculação do recém-nascido com sua figura de apego. As constantes manipulações ao bebê no ambiente hospitalar somados ao reduzido contato com seus genitores são fatores prejudiciais no desenvolvimento do vínculo pais-bebê. Como o período em que recém-nascido se encontra internado é o mesmo em que ocorre a formação do vínculo com as figuras de cuidado, concluiu-se que essa passagem da vida da criança pode interferir negativamente no seu padrão de apego.
Palabras clave : Psicanálise
Teoria do Apego
UTI Neonatal
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1415
Aparece en las colecciones: Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARDÔNIO SILVA DE OLIVEIRA.pdf100.73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.