Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1416
Title: “E se eu morresse?”: Uma revisão narrativa sobre suicídio em adolescentes institucionalizados
Authors: STUDART, Marina Barroso
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Deyseane Maria Araújo
Issue Date: 2022
Citation: STUDART, Marina Barroso. “E se eu morresse?”: Uma revisão narrativa sobre suicídio em adolescentes institucionalizados. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: A cada 40 segundos, é registrado um falecimento devido ao suicídio, dentre estes casos 78% são em pessoas com renda baixa. O suicídio é também a segunda maior causa de morte em pessoas de idade entre 15 e 29 anos. A fase da adolescência é definida como um momento de mudanças e busca por identidade, sendo assim um momento vulnerável para eventos estressores. Estes são considerados como momentos causadores de um certo nível de angústia e inquietação, e pode- se afirmar que a institucionalização é um evento estressor. O contexto de abrigamento se trata de uma medida provisória do governo para jovens que anteriormente não estavam seguros sob custódia dos próprios genitores. A pesquisa teve como objetivo geral investigar de que maneira a situação de abrigamento influencia o comportamento suicida em adolescentes institucionalizados; seguindo dos seus objetivos específicos: analisar os impactos da institucionalização na saúde mental do adolescente; compreender os fatores de risco para o comportamento suicida de adolescentes abrigados e compreender as diferentes perspectivas da subjetividade adolescente. Esta é uma pesquisa qualitativa, e foi utilizado o método bibliográfico de pesquisa narrativa. Para a análise de dados, foi usada a análise de conteúdo de Bardin. Para os resultados, foram separadas as categorias de adolescência e crise, suicídio, fatores de risco para suicídio na adolescência e suicídio em adolescentes institucionalizados, com o objetivo de criar uma conclusão fazendo uma relação entre as temáticas. Concluiu-se que o jovem em contexto de abrigamento é vulnerabilizado e de fato passou por eventos estressores, como abandono, negligência e/ou violência. Estes eventos são fatores de risco para suicídio, juntamente com psicopatologias e suicídios em agrupamentos. Além disso, o adolescente passou por uma ruptura de vínculos e afetos, e compreende-se que o suicídio é um problema social, ao contrário de simplesmente individual. Portanto, se vendo numa situação de espaço limitado para lidar com suas crises, o jovem entende que o controle que pode encontrar é através do suicídio.
Keywords: Suicídio
Adolescência
Institucionalização
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1416
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARINA BARROSO STUDART.pdf278.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.