Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1417
Title: Clima organizacional do segmento comércio varejista: um estudo de caso
Authors: BRITO, Leticia Freire de
metadata.dc.contributor.advisor: FERREIRA, Mara Aguiar
Issue Date: 2022
Citation: BRITO, Leticia Freire de. Clima organizacional do segmento comércio varejista: um estudo de caso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar o clima organizacional do segmento comércio varejista, mensurando as percepções dos colaboradores de uma organização do comércio, localizada no Município de Fortaleza, a respeito do clima organizacional, com a finalidade de avaliar as dimensões que compõem o clima organizacional em um segmento comércio varejista. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para aprofundar dos autores que abordam a temática voltada para sobre o clima organizacional, correlacionando com a cultura das organizações. O percurso metodológico se desenvolveu através de uma abordagem quantitativa, na modalidade de estudo de caso, utilizando-se da Escala de Clima Organizacional (ECO), da autora Martins (2004). A amostra da pesquisa teve participação de quinze colaboradores das áreas do e-commerce, marketing e SAC. A ECO foi segmentada em cinco categorias para realizar a análise: Apoio da chefia e da organização, Recompensa, Conforto físico, Controle/pressão no trabalho e Coesão entre colegas. Certificou-se, por meio da análise teórica, que as categorias Conforto físico e Coesão entre colegas são as que mais apontam indicadores que afirmam o clima como bom, apesar das lacunas existentes. As categorias Apoio da chefia e da organização, Recompensa e Controle/pressão no trabalho apresentam indícios de um clima que pode ocasionar estresse no ambiente de trabalho, pois aspectos como o controle exagerado da organização sobre o colaborador e a falta de recursos para qualidade das tarefas e produtividade evidenciam que vir a comprometer o clima. Contudo, mudanças organizacionais, não planejadas e sem a participação dos integrantes, são abordadas como aspectos negativos que influenciam para um clima ruim.
Keywords: Clima organizacional
Cultura organizacional
Comércio Varejista
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1417
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETICIA FREIRE DE BRITO.pdf693.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.