Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1419
Title: Análise dos principais assuntos de auditoria reportados nos relatórios das empresas brasileiras
Authors: CAVALCANTE, Luciana Alves de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: ARAÚJO, Lorena Costa de Oliveira
Issue Date: 2022-12-30
Citation: CAVALCANTE, Luciana Alves de Souza. Análise dos principais assuntos de auditoria reportados nos relatórios das empresas brasileiras. 2022. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: O trabalho tem como objetivo analisar os Principais Assuntos de Auditoria (PAA) apresentados nos relatórios das 100 maiores empresas brasileiras listadas na B3. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza documental, com abordagem qualitativa, cuja população são as 100 maiores e melhores empresas brasileiras, divulgadas pela revista Exame no ano de 2016, cujos dados foram coletados nos relatórios dos auditores independentes para o período de 2016 a 2021, através da aplicação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram que os PAA divulgados nas empresas analisadas neste estudo são o Reconhecimento de Receitas, Contingência e Discussões Judiciais e Valor recuperável Ativo Não Financeiro que correspondem a mais de 50% do total já divulgados. Destaca-se que PAA, em sua maioria, foram escolhidos pelo alto grau de julgamento, necessidade de premissas e estimativas na mensuração dos elementos patrimoniais. Ademais identificou-se que, no período de 2016 a 2021, ocorreu uma redução de 3,51% na quantidade média reportada. Constatou-se ainda que os setores econômicos que apresentaram a maior média de divulgação dos PAA são Financeiros e Outros (3,55), Materiais básicos (3,50) e Consumo Não cíclico (3,49). Por último, ressalta-se que as empresas auditadas pelo tipo de firma de auditoria não Big Four reportam uma maior quantidade quando comparadas com a média das firmas Big Four. Portanto, esta pesquisa contribui para a avaliação e discussão sobre o conteúdo informado nos PAA, facilitando a transparência e a prestação de contas aos stakeholders, auxiliando-os no processo de tomada de decisão.
Keywords: Novo Relatório dos Auditores Independentes
Principais Assuntos de Auditoria
Auditoria independente
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1419
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA ALVES DE SOUZA CAVALCANTE.pdf788.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.