Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1425
Title: Investimentos em inovação e seus reflexos no desempenho empresarial no período da crise do Covid-19
Authors: OLIVEIRA, Beatriz Maria Monteiro de
metadata.dc.contributor.advisor: TEODÓSIO, Igor Rodrigo Menezes
Issue Date: 2022-12-22
Citation: OLIVEIRA, Beatriz Maria Monteiro de. Investimentos em inovação e seus reflexos no desempenho empresarial no período da crise do Covid-19. 2022. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus.
Abstract: A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe impactos significativos para diversos países, sobretudo quanto a questões econômicas e sociais. Em decorrência das medidas adotadas pelas entidades governamentais para conter a propagação do coronavírus, tais como distanciamento social e lockdown, gestores tiveram que adotar diferentes estratégias para ‘sobreviver’ à crise, com o objetivo de melhorar o desempenho e obter vantagem competitiva, adotando, inclusive, investimentos em inovação. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o efeito dos investimentos em inovação no desempenho das empresas brasileiras no período de crise do COVID-19. A amostra da pesquisa foi composta pelas empresas brasileiras com ações negociadas na B3 S/A, no período de 2020-2021. Os investimentos em inovação são mensurados pelos gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D). As variáveis de desempenho utilizadas nesta pesquisa são o Retorno sobre o Ativo (ROA) e o Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE). Foram utilizadas para a análise dos dados técnicas de estatística descritiva, análise de correlação e regressão linear múltipla com dados em painel pelo Método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Os resultados da pesquisa demonstraram uma relação positiva e significante entre os investimentos em inovação e o desempenho empresarial, mensurados tanto pelo ROA quanto pelo ROE no período da crise do COVID-19. Esses resultados sugerem que a inovação, adquirida por meio dos investimentos com P&D, melhorou o desempenho econômico das empresas brasileiras que adotaram essa estratégia para obter vantagem competitiva no período pandêmico, corroborando os prognósticos da Visão Baseada em Recursos (VBR). Assim, esta pesquisa contribui com a literatura que trata dos determinantes que influenciam o desempenho empresarial em períodos de crise. Além disso, os resultados podem auxiliar investidores e gestores nos seus processos de decisão em períodos de instabilidade econômica.
Keywords: COVID-19
Inovação
Desempenho empresarial
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1425
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ MARIA MONTEIRO DE OLIVEIRA.pdf728.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.