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dc.contributor.advisorCASTELO, Lise Alcântara-
dc.contributor.authorPAULO, Ana Patrícia Viana Alencar de-
dc.date.accessioned2023-01-20T21:43:37Z-
dc.date.available2023-01-20T21:43:37Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1439-
dc.description.abstractDesde a Revolução Industrial o mercado de trabalho vem apresentando mudanças significativas e exigindo dos candidatos mais competências. O atual cenário do mercado de trabalho é concorrido, as vagas de emprego escassas e o desemprego crescente. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o Curso de Administração é um dos que mais procurados no Brasil, o que requer ainda mais destreza de tais profissionais e habilidades dos docentes. Desta forma, a pesquisa apresentou como objetivo geral identificar as competências requeridas pelo atual mercado de trabalho frente aos alunos recémformados do curso de administração de empresas de um Centro Universitário de Fortaleza/CE. E como objetivos específicos: registrar as competências que o atual mercado de trabalho exige para o administrador; relacionar as competências percebidas nos futuros administradores de uma Instituição de Ensino Superior Particular de Fortaleza; e, apresentar os dados através de uma correlação de competências exigidas versus competências percebidas versus competências individuais. Com relação ao método aplicado, tratou de um estudo quantitativo que se utilizou de um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados. Os resultados, quanto aos dados demográficos da amostra, foi identificado um perfil predominantemente jovem feminino e já atuante no mercado de trabalho, e em relação as diversas competências questionadas pode-se destacar que o autocontrole e autoconhecimento, a ética, a flexibilidade, a comunicação, o comportamento, o engajamento, o trabalho em equipe, o planejamento, a autonomia, a competitividade e a resiliência foram e continuam sendo essenciais para o candidato no atual mercado de trabalho frente aos egressos do curso de administração.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMercado de Trabalho. Competências. Desafios. Administraçãopt_BR
dc.titleO ATUAL CENÁRIO DO MERCADO DE TRABALHO E OS DESAFIOS PARA OS ALUNOS RECÉM-FORMADOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesTHE CURRENT LABOR MARKET SCENARIO AND THE CHALLENGES FOR NEWLY GRADUATED ADMINISTRATION STUDENTS.pt_BR
dc.description.resumo_abstractSince the Industrial Revolution, the job market has been changing and increasingly demanding more competent and prepared candidates. The current scenario of the labor market is very worrying and competitive, job vacancies are increasingly scarce, and unemployment is growing in the market as a whole. According to INEP data, the Administration Course is one of the most sought after in Brazil, which requires even more skill from such professionals. Thus, the research has as general objective: To identify the skills required by the current job market in front of newly graduated students of the business administration course at a University Center in Fortaleza/CE. And the specific objectives are: (I) Register the skills that the current job market requires for the administrator; (II) List the skills perceived in the future administrators of a Private Higher Education Institution in Fortaleza. And (III) Present the data through a correlation of required skills versus perceived skills versus individual skills. Regarding the method applied, this is a quantitative study that used a structured questionnaire as an instrument for data collection. In the results, the demographic data of the sample stand out, a predominantly young female profile was identified and already active in the labor market. Regarding the various skills questioned in the research, the following stand out: Self-control and Self-knowledge, Ethics, flexibility, communication, engaging behavior, teamwork, planning, autonomy, competitiveness and resilience as essential for the candidate in the current labor market against graduates of the administration course.pt_BR
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