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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1466
Título : | OS SENTIDOS DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA: O OLHAR DOS DISCENTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS |
Autor : | SOUSA, Karla Marilia Rodrigues Forte |
metadata.dc.contributor.advisor: | LIMA, Maria Cláudia de Freitas |
Fecha de publicación : | 2022-12-15 |
Resumen : | A educação/promoção da saúde compreende um conjunto de estratégias e formas de induzir a produção de saúde, no âmbito individual e coletivo, visando atender as necessidades sociais de saúde e melhorar a qualidade de vida da população. No curso de graduação de Odontologia na Unichristus são realizadas atividades de educação/promoção da saúde com os pacientes durante toda a experiência clínica dos alunos, que acontece do 4o ao 10o semestre. Nesse cenário, fez-se relevante identificar a percepção dos graduandos sobre essas ações. Essa pesquisa trata-se de estudo transversal quantitativo e qualitativo, envolvendo alunos voluntários. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado e autoaplicável, aberto no Google Forms. Este questionário foi aplicado aos alunos do 4o semestre ao 10o semestre das turmas do Parque Ecológico e Benfica. Quanto à análise quantitativa, os dados foram exportados para o software SPSS versão 20.0 para Windows, calculadas as frequências absoluta e percentual das variáveis de estudo, que foram cruzadas com a importância das ações de promoção de saúde por meio dos testes exato de Fisher ou qui-quadrado de Pearson, tendo confiança de 95%. Com relação a perspectiva qualitativa, os dados foram organizados e analisados por meio da análise de conteúdo, conforme Minayo. Os resultados apontam que 100% dos alunos já realizaram ações em educação/promoção em saúde na graduação; 92,8% dos alunos consideram as ações de educação/promoção à saúde essenciais ou importantes; o ambiente de maior prevalência dessas ações foi o Espaço de Promoção da Saúde-Unichristus; quanto aos sentimentos, 86,95% dos alunos se sentem realizados ou protagonistas quando realizam ações de educação/promoção em saúde. A realização das ações de promoção da saúde afeta positivamente a vida dos pacientes que as vivenciam, agregando valores à produção do cuidado e contribuindo para o desenvolvimento do protagonismo. |
Descripción : | REFERÊNCIAS 1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO (ABENO). Análise sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia. Revista da ABENO, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 35-38, 2002. 2. BOTAZZO, C.; PEREIRA, A. C. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. 2003. 3. 4. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; temas transversais. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1998. 5. BROCKVELD L. S. M., VENÂNCIO S. I. Avanços e desafios na formação do cirurgião-dentista para sua inserção nas práticas de promoção da saúde. Physis 30, 2020. 6. COSTA, Sueli de Souza. Odontologia do trabalho: nova área de atuação. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent, p.432-436, 2005. 7. DA COSTA PINHEIRO, Filomena Maria et al. A formação do cirurgião-dentista no Brasil: contribuições de estudos para a prática da profissão. RGO, v. 57, n. 1, p. 99-106, 2009. 8. Declaração de Adelaide. Segunda Conferência Internacional sobre promoção da saúde; 1988 Abr 5-9. [Acesso 01.06.2007]. Disponível em: http://www.opas. org.br/coletiva/uploadArq/Adelaide.pdf 9. Declaração de Jacarta, Indonésia. Conferência Internacional de promoção da saúde; 1992 Nov 9- 12; Santafé de Bogotá; Co. [Acesso 01.06.2007]. Disponível em: http://www.opas.org.br/coletiva/ uploadArq/jacarta.pdf. 10. Declaração de Sundsvall. Terceira Conferência Internacional de promoção da saúde; 9-1991 Jun 9-15; Sundsvall, Suécia. [Acesso 01.06.2007]. Disponível em: http://www.opas.org.br/coletiva/uploadArq/ Sundsvall.pdf 11. DITTERICH, Rafael Gomes; PORTERO, Priscila Paiva; SCHMIDT, Leide Mara. A preocupação social nos currículos de odontologia. Rev Abeno, v. 7, n.1, p. 58-62, 2007. 12. FARIA, Horácio Pereira de; CAMPOS, Francisco Carlos Cardoso de; SANTOS, Max André dos. Planejamento, avaliação e programação das ações de saúde. 2018. 13. FOCESI, Eris. Educaçäo em saúde na escola, o papel do professor. Rev. bras. saúde esc, p. 4-8, 1990. 14. FREIRE, P. Educação e mudança. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 29 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Vigilância à Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria No 2.446, de 11 de Novembro de 2014. Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Diário Oficial da União 2014; 12 nov. 16. 17. HEIDMANN, Ivonete TS et al. Promoção à saúde: trajetória histórica de suas concepções. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 15, n. 2, p.352-358, 2006. 18. 19. MAGLIATO, Bettina. DEVELOPING AN EFFECTIVE INFECTION CONTROL PROGRAM IN A WOUND AND HYPERBARIC MEDICAL CENTER. Undersea Hyperb Med, v. 35, n. 4, 2008. 20. 21. 22. MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. (org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 23. 24. OLIVEIRA, D.L. A “nova” saúde pública e a promoção da saúde via educação: entre a tradição e a inovação. Revista Latino-americana de Enfermagem. Ribeirão Preto, v. 13, n. 3, p. 423-431, maio-jun, 2005. 25. PETTRES, Andreia Assmann; DA ROS, Marco Aurélio. A determinação social da saúde e a promoção da saúde. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 47, n. 3, p. 183-196, 2018. 26. PINHEIRO F. M. C., et al. A formação do cirurgião-dentista e a promoção de saúde no PSF. Revista de Odontologia da UNESP. 2008; 37(1):69-77 27. RÜTTEN A, WOLFF A, STREBER A. Sustainable Implementation of Evidence- Based Programmes in Health Promotion: A Theoretical Framework and Concept of Interactive Knowledge to Action. Gesundheitswesen, 2016; 78(3): 139-45 28. STEPHEN A, KRISHNAN R, RAMESH M et al. Prevalence of early childhood caries and its risk factors in 18-72 month old children in Salem, Tamil Nadu. Journal of International Society of Preventive and Community Dentistry, 2015; 5(2): 95-102. 29.TURATO, E. R. Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 3. ed. Petrópolis: Vozes,2008. |
Palabras clave : | Saúde Bucal Educação em Odontologia Educação em saúde Promoção em saúde Estudantes de Odontologia |
URI : | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1466 |
Aparece en las colecciones: | Odontologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus BENFICA |
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