Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1481
Title: Manual educativo para auto medida da pressão arterial em pacientes hipertensos cardiopatas
Authors: COSTA, Giselle Barroso Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Danilo Lopes Ferreira
Issue Date: 2023
Citation: COSTA, Giselle Barroso Vieira. Manual educativo para auto medida da pressão arterial em pacientes hipertensos cardiopatas. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: A Hipertensão Arterial (HA) é definida como a elevação crônica da Pressão Arterial (PA) acima de 139/89 mmHg em adultos. É uma condição, frequentemente, assintomática e costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos como o coração, sendo o principal fator reversível para as doenças cardiovasculares. Objetivou-se desenvolver um manual educativo como facilitador da Automedida da Pressão Arterial (AMPA), no controle de pacientes hipertensos cardiopatas. Participaram da pesquisa 37 pacientes hipertensos e cardiopatas atendidos no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão de Fortaleza. Todos fizeram uso do manual produzido e, posteriormente, avaliou-se a usabilidade, por meio da System Usability Scale (SUS), traduzida para o português como Escala de Usabilidade do Sistema, fundamentada no grau de concordância, conforme escala do tipo Likert. A aceitabilidade foi mensurada pelo Technology Acceptance Model (TAM), originalmente formulado por Davis (1989). Em relação ao questionário de usabilidade com a escala SUS, a média obtida do escore total foi de 78,78±11,66, sendo a usabilidade considerada excelente, assim como a aceitabilidade que obteve escore final de 96,08 ± 5,67. Pode-se concluir que o manual produzido demonstrou excelente usabilidade e aceitabilidade por parte dos investigados, o que comprova a importância deste para controle da pressão arterial, possuindo características favoráveis para ser ferramenta voltada para auxiliar o paciente para melhor conhecimento da própria patologia e da correta forma de aferir a pressão arterial.
Keywords: Hipertensão Arterial
Cardiopatias
Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1481
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISELLE BARROSO VIEIRA COSTA.pdf4.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.