Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1487
Title: Escopofobia no contexto do ensino remoto: fatores associados com risco aumentado
Authors: ALENCAR, Mateus Sudario
metadata.dc.contributor.advisor: ROCHA, Hermano Alexandre Lima
Issue Date: 2022
Citation: ALENCAR, Mateus Sudario. Escopofobia no contexto do ensino remoto: fatores associados com risco aumentado. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: A escopofobia pode ser descrita na área médica como o medo de ser observado ou encarado. Apesar da relevância da escopofobia em cenários de aprendizado remoto, que sempre existiram e foram amplamente expandidos durante a pandemia na educação médica, estudos sobre esse tema são extremamente raros em todo o mundo. Assim, para preencher essa lacuna, foi desenvolvido um estudo transversal com estudantes de medicina para avaliar a associação da escopofobia com a prevalência de fadiga de aprendizagem online. Métodos Estudo transversal, quantitativo, analítico, realizado em Faculdades de Medicina do Brasil. Para avaliar o risco de escopofobia, foram elaboradas questões baseadas na literatura sobre o tema. Foi utilizada a Zoom Exhaustion & Fatigue Scale (ZEF) e as questões estão validadas para o português brasileiro. Modelos de regressão logística também foram usados para avaliar a relação do risco de escopofobia e escores ZEF. Resultados Participaram do estudo 283 estudantes do Brasil. A idade mediana foi de 23 anos e 64% dos participantes eram do sexo feminino. No total, 14,5% foram considerados de alto risco para escopofobia. Verificou-se que após ajuste para sexo, renda e número de moradores no domicílio, a escopofobia e o escore total de fadiga do zoom permaneceram associados. Para o escore total, cada ponto adicional na escala aumentou a chance de escopofobia em 3%, e para o domínio geral, 19% (valores de p < 0,05). Em conclusão, este estudo mostra uma prevalência relevante de alunos com escopofobia, o que exige uma abordagem diferenciada por parte dos professores. As causas da escopofobia são muitas vezes específicas e têm uma origem psicológica que vai além da gestão pedagógica usual. Portanto, são necessárias estratégias de motivação de forma geral, bem como individualizada, visando favorecer a melhoria do processo de ensino e aprendizagem online.
Keywords: Educação Médica
Fadiga
Medicina
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1487
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATEUS SUDARIO ALENCAR.pdf4.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.