Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1489
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMOREIRA, Deborah Pedrosa-
dc.contributor.authorMORORÓ, Isabele Taumaturgo-
dc.date.accessioned2023-03-22T18:15:18Z-
dc.date.available2023-03-22T18:15:18Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMORORÓ, Isabele Taumaturgo. Construção e validação de plataforma web para promoção do ensino e aprendizado da Libras entre acadêmicos de enfermagem. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1489-
dc.description.abstractO obstáculo da deficiência auditiva instigou os surdos a compreenderem e interagirem no mundo através de experiências visuais, alcançando o desenvolvimento de uma cultura própria, manifestada principalmente pelo uso de uma língua visual-motora. A Libras é reconhecida pela Lei Nº 10.436, como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira, e regulamentada pelo Decreto 5.626, que incentiva a difusão da Libras, assim como implementa a disciplina dessa língua no ensino superior. O objetivo da pesquisa foi desenvolver e validar a usabilidade de uma plataforma web para promoção do ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais - Libras entre estudantes de Enfermagem. A pesquisa foi do tipo aplicada com desenvolvimento da plataforma web “+Libras”. Para o seu desenvolvimento, foram realizadas quatro fases: entrevistas com estudantes, escolha do material e tradução destes para Libras, construção da plataforma e validação de usabilidade. A validação foi realizada, por meio de pesquisa com 33 acadêmicos de Enfermagem, e observada após aplicação de testes avaliados estatisticamente. Os estudos demonstram que o envolvimento com a Libras durante o curso de Enfermagem é valioso no desenvolvimento de habilidades fundamentais para os futuros profissionais, como o pensamento crítico, a observação, a comunicação e sensibilização com as individualidades. O +Libras é uma plataforma projetada e construída para conter e distribuir conteúdos variados de maneira uniforme sobre acessibilidade e ensino de Libras na saúde, contendo textos e imagens em PDF, aúdios e vídeos. Os resultados demonstram o escore SUS médio igual a 75,7 (com desvio padrão de 2,5). Ele foi considerado excelente por uma parte dos usuários. O estudo procurou fazer a inter- relação entre as questões ligadas à formação acadêmica e ao ensino da Libras, validando a usabilidade da plataforma como fator fundamental para uma nova formação humanística de profissionais da Enfermagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua de Sinaispt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEnsino de Enfermagempt_BR
dc.subjectEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
dc.titleConstrução e validação de plataforma web para promoção do ensino e aprendizado da Libras entre acadêmicos de enfermagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesConstruction and validation of a web platform to promote Libras teaching and learning among nursing studentspt_BR
dc.description.resumo_abstractThe obstacle of hearing impairment instigated the deaf to understand and interact in the world through visual experiences, achieving the development of their own culture, manifested mainly by the use of a visual-motor language. Libras is recognized by Law No. 10,436, as a legal means of communication and expression for the Brazilian deaf community, and regulated by Decree 5,626, which encourages the dissemination of Libras, as well as implements the discipline of this language in higher education. The objective of the research was to develop and validate the usability of a web platform to promote the teaching and learning of the Brazilian Sign Language - Libras among nursing students. The research was of the applied type with the development of the “+Libras” web platform. For its development, four phases were carried out: interviews with students, choice of material and translation into Libras, construction of the platform and validation of usability. Validation was carried out through research with 33 nursing students, and observed after the application of statistically evaluated tests. Studies show that involvement with Libras during the Nursing course is valuable in the development of fundamental skills for future professionals, such as critical thinking, observation, communication and awareness of individualities. +Libras is a platform designed and built to contain and uniformly distribute varied content on accessibility and teaching Libras in health, containing texts and images in PDF, audios and videos. The results demonstrate the average SUS score equal to 75.7 (with a standard deviation of 2.5). It was considered excellent by some users. The study sought to make the interrelation between issues related to academic training and the teaching of Libras, validating the usability of the platform as a fundamental factor for a new humanistic training of Nursing professionals.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISABELE TAUMATURGO MORORÓ.pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.