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Título: Construção e validação de plataforma web para promoção do ensino e aprendizado da Libras entre acadêmicos de enfermagem
Autor(es): MORORÓ, Isabele Taumaturgo
Orientador: MOREIRA, Deborah Pedrosa
Data do documento: 2023
Citação: MORORÓ, Isabele Taumaturgo. Construção e validação de plataforma web para promoção do ensino e aprendizado da Libras entre acadêmicos de enfermagem. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Resumo: O obstáculo da deficiência auditiva instigou os surdos a compreenderem e interagirem no mundo através de experiências visuais, alcançando o desenvolvimento de uma cultura própria, manifestada principalmente pelo uso de uma língua visual-motora. A Libras é reconhecida pela Lei Nº 10.436, como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira, e regulamentada pelo Decreto 5.626, que incentiva a difusão da Libras, assim como implementa a disciplina dessa língua no ensino superior. O objetivo da pesquisa foi desenvolver e validar a usabilidade de uma plataforma web para promoção do ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais - Libras entre estudantes de Enfermagem. A pesquisa foi do tipo aplicada com desenvolvimento da plataforma web “+Libras”. Para o seu desenvolvimento, foram realizadas quatro fases: entrevistas com estudantes, escolha do material e tradução destes para Libras, construção da plataforma e validação de usabilidade. A validação foi realizada, por meio de pesquisa com 33 acadêmicos de Enfermagem, e observada após aplicação de testes avaliados estatisticamente. Os estudos demonstram que o envolvimento com a Libras durante o curso de Enfermagem é valioso no desenvolvimento de habilidades fundamentais para os futuros profissionais, como o pensamento crítico, a observação, a comunicação e sensibilização com as individualidades. O +Libras é uma plataforma projetada e construída para conter e distribuir conteúdos variados de maneira uniforme sobre acessibilidade e ensino de Libras na saúde, contendo textos e imagens em PDF, aúdios e vídeos. Os resultados demonstram o escore SUS médio igual a 75,7 (com desvio padrão de 2,5). Ele foi considerado excelente por uma parte dos usuários. O estudo procurou fazer a inter- relação entre as questões ligadas à formação acadêmica e ao ensino da Libras, validando a usabilidade da plataforma como fator fundamental para uma nova formação humanística de profissionais da Enfermagem.
Palavras-chave: Língua de Sinais
Surdez
Ensino de Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Tecnologias Educacionais
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1489
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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