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dc.contributor.advisorPEIXOTO JUNIOR, Arnaldo Aires-
dc.contributor.authorMAGALHÃES, Ricardo Eustáquio-
dc.date.accessioned2023-04-17T16:11:50Z-
dc.date.available2023-04-17T16:11:50Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Ricardo Eustáquio. Perfil do egresso médico de uma instituição de ensino superior no Ceará. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1496-
dc.description.abstractNas últimas décadas, ocorreu um aumento da quantidade de faculdades médicas no Brasil. Evidenciam-se muitas lacunas na qualificação dos professores, na produção do conhecimento e na descontextualização da prática e currículos. Paralelo a isso, passou a haver maior interesse em melhorar a qualidade do ensino na medicina. Di-ante disso, começou a ser questionado se o modelo de ensino tradicional conseguiria atender as demandas da sociedade. Esse fato resultou em mudanças nos projetos pedagógicos de diversas faculdades. Objetivamos avaliar o perfil sociodemográfico e atuação profissional dos egressos médicos formados em uma instituição de ensino superior no Ceará com currículo inovador, híbrido. Realizou-se um estudo transversal do tipo pesquisa de campo com abordagem quantitativa. Foram avaliados egressos no curso de medicina de uma Instituição de Ensino Superior formados entre o período de 2012-2019 através da aplicação de um questionário com questões de múltipla es-colha sobre perfil sociodemográfico, formação profissional, atuação profissional e ha-bilidades médicas. Essa ferramenta foi enviada via e-mail, redes sociais e contato telefônico para os participantes do estudo, juntamente com o termo de consentimento livre e esclarecido. Avaliamos o total de 127 questionários, representando uma taxa de resposta de 13,8%, o sexo feminino predominou ao representar 67,7% (n: 86) da amostra. O conhecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) durante a gra-duação esteve presente em 24,2% (n: 32). A maioria dos egressos demonstraram satisfação com o curso realizado e sentimento de preparo para atuação profissional como generalista. Em relação a residência médica, 90,5% (n: 115) egressos realiza-ram essa pós-graduação. Atuação profissional no setor público e no programa de sa-úde da família e comunidade foi identificado em 84,3% (n: 107) e 66,9% (n: 85) res-pectivamente. Sentimento de aptidão para lidar com situações em educação continu-ada, gestão em saúde e atenção à saúde esteve presente na maioria dos egressos. Trabalhar essas habilidades ao longo do curso são recomendadas nas DCN. Conclu-ímos que identificamos egressos satisfeitos com o curso realizado e sentimento de confiança para atuação profissional. Realização de residência médica é um objetivo frequente entre os egressos. O sistema único de saúde exerce importante papel no campo de atuação profissional. Além disso, competências gerais incentivadas nas diretrizes curriculares foram trabalhadas ao longo do curso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjecteducação médicapt_BR
dc.subjectavaliação educacionalpt_BR
dc.subjectavaliação curricular das faculdades de medicinapt_BR
dc.titlePerfil do egresso médico de uma instituição de ensino superior no Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesProfile of medical graduates from a higher education institution in Cearápt_BR
dc.description.resumo_abstractIn recent decades, there has been an increase in the number of medical faculties in Brazil. There are many gaps in the qualification of teachers, the production of knowledge and decontextualization of practice and curricula. Parallel to this, there was greater interest in improving the quality of teaching in medicine. Given this, it began to be questioned whether the traditional teaching model could meet the demands of so-ciety. This fact resulted in changes in the pedagogical projects of various colleges. We aim to evaluate the sociodemographic profile and professional performance of medical graduates trained in a higher education institution in Ceará with innovative, hybrid cur-riculum. A cross-sectional study of the field research type with quantitative approach was conducted. Graduates were evaluated in the medical school of a higher education institution formed between the period 2012-2019 through the application of a ques-tionnaire with multiple choice questions on sociodemographic profile, vocational train-ing, professional performance and medical skills. This tool was sent via email, social networks and telephone contact to the study participants, together with the free and informed consent form. We evaluated a total of 127 questionnaires, representing a response rate of 13.8%, female predominated by representing 67.7% (n: 86) of the sample. The knowledge of the National Curriculum Guidelines (DCN) during gradua-tion was present at 24.2% (n: 32). Most graduates showed satisfaction with the course held and a feeling of preparation for professional performance as a generalist. Regarding medical residency, 90.5% (n: 115) graduates conducted this postgraduate degree. Professional performance in the public sector and the Family and Community Health Program was identified at 84.3% (n: 107) and 66.9% (n: 85) respectively. Feel-ing of aptitude to deal with situations in continuing education, health management and health care was present in most graduates. Working these skills throughout the course are recommended in DCN. We conclude that Identifying graduates satisfied with the course held and a sense of confidence for professional performance. Medical residency is a frequent goal among graduates. The Unified Health System plays an important role in the field of professional acting. In addition, general skills encouraged in the curriculum guidelines have been worked throughout the course.pt_BR
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