Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1496
Título: Perfil do egresso médico de uma instituição de ensino superior no Ceará
Autor(es): MAGALHÃES, Ricardo Eustáquio
Orientador: PEIXOTO JUNIOR, Arnaldo Aires
Data do documento: 2023
Citação: MAGALHÃES, Ricardo Eustáquio. Perfil do egresso médico de uma instituição de ensino superior no Ceará. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Resumo: Nas últimas décadas, ocorreu um aumento da quantidade de faculdades médicas no Brasil. Evidenciam-se muitas lacunas na qualificação dos professores, na produção do conhecimento e na descontextualização da prática e currículos. Paralelo a isso, passou a haver maior interesse em melhorar a qualidade do ensino na medicina. Di-ante disso, começou a ser questionado se o modelo de ensino tradicional conseguiria atender as demandas da sociedade. Esse fato resultou em mudanças nos projetos pedagógicos de diversas faculdades. Objetivamos avaliar o perfil sociodemográfico e atuação profissional dos egressos médicos formados em uma instituição de ensino superior no Ceará com currículo inovador, híbrido. Realizou-se um estudo transversal do tipo pesquisa de campo com abordagem quantitativa. Foram avaliados egressos no curso de medicina de uma Instituição de Ensino Superior formados entre o período de 2012-2019 através da aplicação de um questionário com questões de múltipla es-colha sobre perfil sociodemográfico, formação profissional, atuação profissional e ha-bilidades médicas. Essa ferramenta foi enviada via e-mail, redes sociais e contato telefônico para os participantes do estudo, juntamente com o termo de consentimento livre e esclarecido. Avaliamos o total de 127 questionários, representando uma taxa de resposta de 13,8%, o sexo feminino predominou ao representar 67,7% (n: 86) da amostra. O conhecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) durante a gra-duação esteve presente em 24,2% (n: 32). A maioria dos egressos demonstraram satisfação com o curso realizado e sentimento de preparo para atuação profissional como generalista. Em relação a residência médica, 90,5% (n: 115) egressos realiza-ram essa pós-graduação. Atuação profissional no setor público e no programa de sa-úde da família e comunidade foi identificado em 84,3% (n: 107) e 66,9% (n: 85) res-pectivamente. Sentimento de aptidão para lidar com situações em educação continu-ada, gestão em saúde e atenção à saúde esteve presente na maioria dos egressos. Trabalhar essas habilidades ao longo do curso são recomendadas nas DCN. Conclu-ímos que identificamos egressos satisfeitos com o curso realizado e sentimento de confiança para atuação profissional. Realização de residência médica é um objetivo frequente entre os egressos. O sistema único de saúde exerce importante papel no campo de atuação profissional. Além disso, competências gerais incentivadas nas diretrizes curriculares foram trabalhadas ao longo do curso.
Palavras-chave: educação médica
avaliação educacional
avaliação curricular das faculdades de medicina
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1496
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICARDO EUSTÁQUIO MAGALHÃES.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.