Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1498
Title: Educasangueneo – aplicativo móvel para indicação de hemotransfusão em recém-nascidos
Authors: FORTES, Mayara Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: CAMPOS, Jocileide Sales
Issue Date: 2023
Citation: FORTES, Mayara Carvalho. Educasangueneo – aplicativo móvel para indicação de hemotransfusão em recém-nascidos. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: Introdução: Os recém-nascidos (RNs), particularmente os recém-nascidos pré-termo (RNPTs), são pacientes transfundidos frequentemente nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs). É um procedimento que, muitas vezes, salva vi-das; entretanto, não é isento de riscos, podendo ocorrer muitas complicações imediatas ou tardias. Por esse motivo, é válido avaliar criteriosamente qual o melhor momento para a prescrição desses hemocomponentes, se é real o benefício para o paciente e avaliar a segurança dessa terapia. As novas tecnologias estão gradativamente mais em evidência com repercussões na prática em saúde; a assistência avança, cada vez mais, com inovações tecnológicas para beneficiar uma melhor avaliação do paciente, estabelecer um diagnóstico precoce e aprimorar o melhor tratamento para o paciente. Associar o amplo campo da tecnologia para auxiliar na avaliação da indicação de transfusão de hemocomponentes em RNs, surge como fundamental nos dias de hoje; podendo ser valioso no apoio ao raciocínio clínico e na tomada de decisões dos profissionais das UTINs para uma assistência de qualidade. Objetivo: desenvolver e validar um aplicativo móvel de ensino, que oriente a indicação de transfusão de hemocomponentes em RNs. Metodologia: estudo descritivo, metodológico e analítico, com uma produção tecnológica baseada na engenharia de software. Foi desenvolvido um aplicativo móvel para orientar a indicação de hemotransfusão em RNs no Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), em Fortaleza-CE, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica (LIT) da UNICHRISTUS. O aplicativo foi validado através do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES), com a participação de 6 juízes especialistas. A usabilidade foi testada através da escala de usabilidade System Usability Scale (escala SUS), aplicada em 36 profissionais médicos. Resultados: Foi criado o aplicativo denominado EducasangueNeo. Para a validação, os 6 juízes especialistas responderam o IVCES e foi calculado o Indice de Validação de conteúdo (IVC), que obteve o resultado de 0,91, considerado ótimo. A usabilidade calculada através da percepção dos 36 profissionais médicos recebeu escore SUS de 95.8, dentro da melhor faixa de resultado possível. Conclusão: O aplicativo EducasangueNeo atingiu pontuação média de 95.8 pontos segundo a escala SUS, demonstrando, assim, uma excelente usabilidade.
Keywords: Aplicativos Móveis
Recém-nascido Prematuro
Transfusão de Componentes Sanguíneos
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Transfusão de Sangue
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1498
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYARA CARVALHO FORTES.pdf4.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.