Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1501
Título: Influência da imunoexpressão para proteínas do complexo Mismatch Repair em características clínico-patológicas e no prognóstico do Carcinoma Adenóide Cístico das glândulas salivares
Autor(es): MAGALHAES, Iana Aragão
Orientador: SILVA, Paulo Goberlânio de Barros
Data do documento: 2023
Citação: MAGALHAES, Iana Aragão. Influência da imunoexpressão para proteínas do complexo Mismatch Repair em características clínico-patológicas e no prognóstico do Carcinoma Adenóide Cístico das glândulas salivares. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: O carcinoma adenoide cístico (CAC) é a segunda neoplasia maligna mais frequente das glândulas salivares, apresenta baixa sobrevida comparadas às demais e patogênese incerta. As vias de reparo do DNA se tornam uma alternativa para estudo desses mecanismos visto que a disfunção da via mismatch repair (MMR) está associada a inúmeros outros cânceres que também não são fortemente associados a agentes exógenos. Objetivo: Avaliar a influência das proteínas do sistema MMR nos subtipos histológicos, perfil clínico-patológico e prognóstico de pacientes com CAC de glândulas salivares. Metodologia: Foram levantados 24 CAC diagnosticados e tratados no Hospital Haroldo Juaçaba / Instituto do Câncer do Ceará dos quais foram resgatados dados clínico-patológicos e blocos parafinados de biópsias excisionais para reação de imuno-histoquímica para MSH2, MSH6, PMS2, MLH1. Dez campos de cada padrão histológico (cribiforme, tubular e sólido) foram realizados para contagem percentual de células marcadas e as médias dos 30 campos foram considerados para avaliação com demais variáveis clínico-patológicas. Teste de Kruskal-Wallis e Friedman/Dunn, qui-quadrado e exato de Fisher, Log-Rank Mantel-Cox e regressão de Cox foram utilizados (SPSS v20.0, p<0.05). Resultados: A maior parte dos CAC eram em mulheres (n=15, 62.5%), com uma idade média de 56,2±15,2 anos, localizados principalmente em parótida (n=11, 45.8%) e com padrão predominantemente cribiforme (n=14, 58.3%). Cápsula (n=13, 54.2%), invasão perineural (n=18, 75.0%) e linfovascular (n=13, 54.2%) foram observados na maior parte da amostra. Todos os pacientes foram submetidos a ressecção cirúrgica e a maioria (n=17, 70.8%) à radioterapia adjuvante. Não houve diferença significante entre a imunoexpressão para MSH6, MLH1 e PMS2 nos subtipos histológicos, mas o padrão sólido apresentou menor expressão para MSH2 que os demais padrões (p=0.039). Significativo desbalanceio na imunoexpressão de MSH2/MSH6 foi observado em todos os padrões histológicos (p<0.001), mas desbalanceio na imunoexpressão de PMS2/MLH1 foi observado apenas no padrão cribiforme (p=0.011). A presença de cápsula foi associada com alta expressão de MSH6 (p=0.019), MLH1 (p=0.045) e PMS2 (p=0.009). A ausência de padrão cribiforme foi associada a menor sobrevida global (p=0.002) bem como a ausência de cápsula (p=0.025) e a baixa expressão para MSH6 (p=0.006) e PMS2 (p=0.037). Em análise multivariada a baixa imunoexpressão de MSH2 (p=0.039) e MLH1 (p=0.017) foram significantemente associadas a pior sobrevida global. Conclusão: A instabilidade de microssatélite do CAC de glândulas salivares é demonstrada especialmente pelo desbalanceio de MSH2/MSH6 e pela perda de expressão de MSH2 no subtipo histológico sólido e há associação significativa da imunoexpressão de proteínas do complexo MMR com a sobrevida global de pacientes com CAC.
Palavras-chave: Mismatch Repair System
Imunohistoquímica
Carcinoma Adenóide Cístico
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1501
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IANA ARAGÃO MAGALHÃES.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.