Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1502
Title: Desenvolvimento e Verificação de usabilidade de aplicativo e site educacional para detecção precoce e seguimento do acidente vascular cerebral.
Authors: MONTENEGRO, Clarissa Rocha
metadata.dc.contributor.advisor: JUCÁ, Carlos Eduardo Barros
Issue Date: 2023
Citation: MONTENEGRO, Clarissa Rocha. Desenvolvimento e Verificação de usabilidade de aplicativo e site educacional para detecção precoce e seguimento do acidente vascular cerebral. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: A melhor estratégia para reduzir a carga social e econômica do AVC (acidente vascular cerebral) é atuar na prevenção primária. O AVC tem sido a principal causa de morte e incapacidade funcional com grande impacto na saúde pública. Dessa forma, deve-se buscar o uso de ferramentas diversas de conscientização para que seja possível informar tanto aos pacientes que já sofreram AVC, como aqueles que suspeitam que tenham a doença, assim como a população em geral. O objetivo deste trabalho é elaborar um site e aplicativo informativos sobre AVC para a população geral e pacientes que também sejam utilizados para monitorização dos pacientes pelos médicos e avaliar a usabilidade deste site e aplicativo por um conjunto de especialistas. Foi desenvolvido um aplicativo em dois sistemas operacionais: IOS da Apple® e Android da Google® apresentando uma tela inicial simples com as principais dúvidas acerca do que é AVC e como fazer a detecção precoce. O site foi desenvolvido em plataforma da web no intuito de propiciar uma maior interação entre o paciente e o médico. Por meio do aplicativo, o paciente será capaz de cadastrar o médico que poderá alimentar seu protocolo AVC pelo site e ter acesso às medidas de glicemia, pressão arterial e adesão medicamentosa do paciente. A usabilidade foi avaliada com 15 especialistas respondendo os questionários SUS e TAM, tendo seus resultados exportados para o software SPSS. Foram elaborados site e o aplicativo contendo as funcionalidades planejadas, incluindo aspectos de educação em saúde e ferramentas de acompanhamento de pacientes. Quanto à usabilidade, os itens positivos do SUS tiveram uma média que variou de 4.36 a 4.57 e o TAM variou de 4.0 a 3.86 em média. O app e o site apresentaram usabilidade de 88% e aceitabilidade de 78% por especialistas. O aplicativo está adequadamente registrado. Foi atingido o objetivo de elaborar um material de educação para a população geral e monitoramento de pacientes. Obteve-se boa usabilidade entre os especialistas. As ferramentas têm potencial para colaborar na conscientização da população e melhorar os resultados da prevenção e tratamento do AVC.
Keywords: Educação
Acidente vascular cerebral
Prevençã primária
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1502
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLARISSA ROCHA MONTENEGRO.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.