Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1512
Title: O diagnóstico do transtorno do espectro autista na infância e suas repercussões na família
Authors: SANTOS, Cintya Verônica de Sá Corrêa Aires
metadata.dc.contributor.advisor: PAIVA, Selênia Maria Feitosa e
Issue Date: 2022
Citation: SANTOS, Cintya Verônica de Sá Corrêa Aires. O diagnóstico do transtorno do espectro autista na infância e suas repercussões na família. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: O objetivo deste artigo é compreender o diagnóstico do autismo em crianças e suas repercussões nas relações familiares. Trata-se de um estudo qualitativo e de alcance exploratório feito por meio de uma revisão narrativa da literatura. Na exploração dos artigos analisados surgiram estas categorias temáticas: conceito do transtorno do espectro autista e suas características; diagnóstico do autismo: modelo biomédico/biopsicossocial e acompanhamento; e, as repercussões na família após o diagnóstico de autismo. Conclui-se que há a necessidade de um diagnóstico de TEA por profissionais da saúde que o compreendam pelo prisma da neurodiversidade para não reproduzir preconceitos e capacitismo. Nota-se a importância do modelo biopsicossocial em comparação ao modelo biomédico na promoção de cuidado, pois garante a autonomia das crianças e combate estigmas sociais, trabalhando com a família a busca da sua homeostase.
Keywords: Autismo
TEA
Infância
Diagnóstico
Família
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1512
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CINTYA VERÔNICA DE SÁ CORRÊA AIRES SANTOS.pdf102.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.