Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1517
Title: Transtorno Opositor Desafiador no ensino fundamental: estratégias e ações de inclusão
Authors: DURAN, Maria Luci Freire de
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Daniel Mattos de Araújo
Issue Date: 2023
Citation: DURAN, Maria Luci Freire de. Transtorno Opositor Desafiador no ensino fundamental: estratégias e ações de inclusão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é um transtorno de comportamento caracterizado por um padrão persistente de desafio, teimosia, irritabilidade, raiva e hostilidade em relação a figuras de autoridade, como pais, professores e outras figuras adultas. Pessoas com TOD frequentemente apresentam comportamentos de oposição, desobediência e recusa em seguir regras e solicitações, o que pode prejudicar seu desempenho escolar e social. O TOD geralmente começa na infância e pode persistir até a adolescência e a idade adulta se não for tratado adequadamente. Este estudo teve como objetivo compreender as estratégias e ações que podem ser utilizadas para auxiliar no processo de inclusão de crianças com TOD, diante do papel do psicólogo escolar. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa de literatura, selecionando estudos científicos sobre o tema nas bases de dados Medline, Scielo, Lilacs e Pepsico. Com base na análise qualitativa dos dados, concluiu-se que o Transtorno Opositor-Desafiador é um desafio para a inclusão educacional. Diante disso, os profissionais da educação precisam estar preparados para lidar com as características desse transtorno, que podem incluir desobediência, agressividade e dificuldade de concentração. Além disso, é fundamental que a inclusão escolar seja um processo contínuo, envolvendo diversos atores e considerando as especificidades de cada criança. Com a preparação adequada e o comprometimento de todos, é possível construir um ambiente escolar mais inclusivo para as crianças com TOD e outras necessidades especiais.
Keywords: Transtorno Opositor Desafiador
TOD e Comportamento
TOD na escola
Aprendizagem e TOD
Estratégias e Ações no TOD
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1517
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LUCI FREIRE DE DURAN.pdf803.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.