Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1517
Título : | Transtorno Opositor Desafiador no ensino fundamental: estratégias e ações de inclusão |
Autor : | DURAN, Maria Luci Freire de |
metadata.dc.contributor.advisor: | LIMA, Daniel Mattos de Araújo |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | DURAN, Maria Luci Freire de. Transtorno Opositor Desafiador no ensino fundamental: estratégias e ações de inclusão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023. |
Resumen : | O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é um transtorno de comportamento caracterizado por um padrão persistente de desafio, teimosia, irritabilidade, raiva e hostilidade em relação a figuras de autoridade, como pais, professores e outras figuras adultas. Pessoas com TOD frequentemente apresentam comportamentos de oposição, desobediência e recusa em seguir regras e solicitações, o que pode prejudicar seu desempenho escolar e social. O TOD geralmente começa na infância e pode persistir até a adolescência e a idade adulta se não for tratado adequadamente. Este estudo teve como objetivo compreender as estratégias e ações que podem ser utilizadas para auxiliar no processo de inclusão de crianças com TOD, diante do papel do psicólogo escolar. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa de literatura, selecionando estudos científicos sobre o tema nas bases de dados Medline, Scielo, Lilacs e Pepsico. Com base na análise qualitativa dos dados, concluiu-se que o Transtorno Opositor-Desafiador é um desafio para a inclusão educacional. Diante disso, os profissionais da educação precisam estar preparados para lidar com as características desse transtorno, que podem incluir desobediência, agressividade e dificuldade de concentração. Além disso, é fundamental que a inclusão escolar seja um processo contínuo, envolvendo diversos atores e considerando as especificidades de cada criança. Com a preparação adequada e o comprometimento de todos, é possível construir um ambiente escolar mais inclusivo para as crianças com TOD e outras necessidades especiais. |
Palabras clave : | Transtorno Opositor Desafiador TOD e Comportamento TOD na escola Aprendizagem e TOD Estratégias e Ações no TOD |
URI : | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1517 |
Aparece en las colecciones: | Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA LUCI FREIRE DE DURAN.pdf | 803.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.