Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1518
Title: O idoso frente ao envelhecer: reflexões sobre o sentido e qualidade de vida na gestalt terapia
Authors: NASCIMENTO, Vaneska da Costa Matos
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Deyseane Maria Araújo
Issue Date: 2023
Citation: NASCIMENTO, Vaneska da Costa Matos. O idoso frente ao envelhecer: reflexões sobre o sentido e qualidade de vida na gestalt terapia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: Envelhecer é parte do processo de vida de muitas pessoas, as quais se encontram diante do desafio de encontrar um sentido para essa etapa e de vivenciá-lo com qualidade. O objetivo deste estudo foi analisar, na literatura, como ocorre o processo de envelhecimento com sentido e qualidade de vida à luz da Gestalt terapia. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, consultando livros, artigos científicos, dissertações e teses. A partir da análise e interpretação dos resultados, concluiu-se que, na perspectiva da Gestalt terapia, o processo de envelhecimento com sentido e qualidade passa pelo cultivo de atividades que colaboram com o bem-estar e a saúde física e mental das pessoas idosas, tais como vínculos familiares, o convívio social, o cultivo da espiritualidade, cognição, autonomia, a prática de atividades físicas e de lazer. Diante disso, a atuação do gestalt-terapeuta promove o contato do idoso com o envelhecimento com sentido e qualidade de vida, ao enfatizar o significado da existência humana e incentivar uma reflexão sobre a sua existência, dando-lhe sentido, apesar dos limites que surgem nessa etapa da vida. Ressalta-se também a importância do apoio de amigos, familiares e profissionais de saúde e o acesso à informação e processos educativos que permitam processos de ressignificação, ajustamentos criativos, promoção do bem-estar e da autonomia da pessoa idosa.
Keywords: Velhice
Sentido vida
Qualidade de vida
Gestalt-terapia
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1518
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESKA DA COSTA MATOS NASCIMENTO.pdf319.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.