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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1544
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | MONTEIRO, Fernando Feitosa | - |
dc.contributor.author | FARIAS, Yago Filipe da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T17:56:50Z | - |
dc.date.available | 2023-06-20T17:56:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Yago Filipe da Silva. Análise comparativa de irregularidades no pavimento por meio do aplicativo SmartIRI após obra de requalificação: Rodovia CE-401. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1544 | - |
dc.description.abstract | A irregularidade longitudinal é um dos parâmetros mais utilizados na avaliação funcional de pavimentos rodoviários. Este parâmetro, quando elevado, prejudica a dinâmica dos veículos, o efeito dinâmico das cargas, a qualidade ao rolamento e a drenagem superficial da via. Vários instrumentos, como aplicativos para smartphones, têm sido desenvolvidos ao longo dos últimos anos para auxiliar os órgãos gestores na coleta de dados com precisão, baixo custo de aquisição e fácil operação, podendo ser utilizados como uma alternativa aos métodos tradicionais de avaliação da qualidade funcional dos pavimentos. Neste estudo foi realizada uma avaliação funcional de um trecho da Rodovia CE-401, buscando analisar as irregularidades longitudinais na camada de revestimento do pavimento, utilizando o aplicativo para smartphone SmartIRI. A coleta de dados de irregularidade longitudinal foi realizada em todas as faixas de tráfego da Avenida Senador Carlos Jereissati (trecho da Rodovia CE-401), em uma extensão de 4,1 km. Adicionalmente, foram realizadas análises comparativas com outras duas medições realizadas em um intervalo de tempo bienal (2018 e 2020). A análise dos dados comprovou que houve uma melhora progressiva na condição de rolamento possivelmente, devido às manutenções, que contribuiu para uma queda no valor do IRI (Internationalized Resource Index). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação funcional | pt_BR |
dc.subject | Irregularidade longitudinal | pt_BR |
dc.subject | SmartIRI | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa de irregularidades no pavimento por meio do aplicativo SmartIRI após obra de requalificação: Rodovia CE-401 | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.title.ingles | Comparative analysis of pavement irregularities through the SmartIRI application after requalification work: Highway CE-401 | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | Longitudinal unevenness is one of the most used parameters in the functional evaluation of pavements. This parameter, when high, impairs vehicle dynamics, the dynamic effect of loads, rolling quality and surface drainage of the track. Several instruments, such as applications for smartphones, have been developed over the last few years to assist management bodies in accurately collecting data, with low acquisition cost and easy operation, and can be used as an alternative to traditional methods of assessing functional quality. of the floors. In this study, a functional evaluation of a section of the CE-401 highway was carried out, seeking to analyze the longitudinal irregularities in the pavement layer, using the SmartIRI smartphone application. The collection of longitudinal irregularity data was carried out in all traffic lanes on Avenida Senador Carlos Jereissati (section of the CE-401 highway), over a length of 4.1 km. Additionally, comparative analyzes were carried out with two other measurements carried out in a biennial time interval (2018 and 2020). Data analysis proved that there was a progressive improvement in the bearing condition, possibly due to maintenance, which contributed to a drop in the IRI value. | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Yago Filipe da Silva Farias.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
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