Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCOSTA FILHO, José Luciano Lopes da-
dc.contributor.authorPERES, Natalia Lopes-
dc.date.accessioned2023-06-20T19:33:22Z-
dc.date.available2023-06-20T19:33:22Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationPERES, Natalia Lopes. Análise dos impactos da gestão de compras na cadeia de suprimentos em uma indústria alimentícia localizada no Estado do Ceará. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1550-
dc.description.abstractNo contexto atual, as empresas enfrentam um ambiente altamente competitivo em um contexto geral, dessa forma a gestão de compras deixou de ser uma área apenas operacional para se tornar vital dentro de uma indústria. Diante do exposto, o objetivo geral desse estudo é delimitar e investigar quais as principais causas e impactos que a gestão de compras tem em uma área de serviços industriais dentro da cadeia de suprimentos em uma indústria alimentícia de grande porte, assim como apresentar de forma sistêmica as metodologias que reduzem os impactos negativos. Desse modo, a metodologia utilizada nesse estudo foi a aplicação de uma entrevista, com três membros da área de suprimentos de uma indústria alimentícia, mais especificamente da gestão de indústria e energia, nos quais seus cargos são: coordenador de serviços industriais, coordenador de (Manutenção, Reparo e Operação) MRO e o gestor de indústria e energia. E também foram coletados e analisados os resultados dos principais indicadores do primeiro semestre de 2022, que impactam diretamente na performance da gestão de compras. Foi possível concluir que, de acordo com os resultados obtidos, provou-se que através da implementação de metodologias como o Strategic Sourcing, por meio da avaliação da complexidade e a aplicação de estratégias, reduziram os impactos negativos na gestão de compras. A análise desses impactos foi dada por meio dos indicadores: Prazo Médio de Pagamento, Saving, Índice de contrato e Nível de serviço do comprador, resultando na obtenção de resultados satisfatórios, onde foi alcançada uma margem elevada de atingimento, tendo a vista a meta pré-estabelecida.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão de Compraspt_BR
dc.subjectSavingpt_BR
dc.subjectSuprimentospt_BR
dc.subjectStrategic Sourcingpt_BR
dc.titleAnálise dos impactos da gestão de compras na cadeia de suprimentos em uma indústria alimentícia localizada no Estado do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesAnalysis of the impacts of purchasing management on the supply chain in a food industry located in Cearápt_BR
dc.description.resumo_abstractIn the current context, companies face a highly competitive environment in a general context, so purchasing management is no longer just an operational area to become vital within an industry. Given the above, the general objective of this study is to delimit and investigate the main causes and impacts that purchasing management has in an area of industrial services within the supply chain in a large food industry, as well as presenting in a systemic way. methodologies that reduce impacts. Thus, the methodology used in this study was the application of an interview with three members of the supply area of a large food industry, more specifically of industry and energy management, in which their positions are: industrial services coordinator, MRO coordinator and the industry and energy manager. And the results of the main indicators for the first half of 2022 were also collected and analyzed, which directly impact the performance of purchasing management. It was possible to conclude that, according to the results obtained, it was observed that the implementation of strategies such as Strategic Sourcing, through its evaluation of the complexity and the application itself, proved itself through the indicators: Average Payment Term, Saving, Contract index and buyer service level, obtaining satisfactory results, where a high margin of achievement was achieved, in view of the pre-established goal.pt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natalia Lopes Peres.pdf591.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.