Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1551
Title: Estudo comparativo dos ensaios de esclerometria e velocidade de pulso ultrassônico em parede de concreto
Authors: HOLANDA, Isaque Samuel Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Rafaela Fujita
Issue Date: 2022-12-06
Citation: HOLANDA, Isaque Samuel Pereira. Estudo comparativo dos ensaios de esclerometria e velocidade de pulso ultrassônico em parede de concreto. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2022.
Abstract: Os Ensaios Não Destrutivos (ENDs) são realizados em obras novas e antigas de forma a avaliar as propriedades do concreto sem provocar danos à estrutura e de maneira rápida. Este trabalho apresenta um estudo utilizando ensaios não destrutivos: ultrassom e esclerometria no sistema de paredes de concreto, segmento que ganha espaço no atual mercado, utilizando o concreto autoadensável. O objetivo do presente estudo é analisar a aplicação dos ENDs e determinar a qualidade do concreto, a correlação entre a resistência à compressão do concreto e os valores obtidos por meio desses ensaios. Com esse propósito, realizou-se ensaios em parede de concreto, sendo empregados os ensaios de esclerometria e Velocidade do Pulso Ultrassônico (VPU), divididos em 5 pavimentos, no concreto do primeiro caminhão betoneira, foram moldados os corpos de prova para realizar ensaios de resistência à compressão e o VPU. O concreto analisado desempenhou ótimos resultados nos ensaios realizados, demonstrando uma homogeneidade. Foram estabelecidas correlações simples, obtidas a partir de resultados de um único ensaio não destrutivo, bem como correlações múltiplas combinando-se os resultados obtidos com os dois ensaios não destrutivos. As equações e curvas obtidas demonstraram coeficientes de correlações bons, de forma a permitir serem aplicados para a estimativa da resistência do concreto analisado.
Keywords: Ensaios não destrutivos
Ultrassom
Esclerometria
Resistencia a compressão
Curvas de correlção
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1551
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isaque Samuel Pereira Holanda.pdf2.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.