Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1552
Título : Termografia aplicada à identificação de manifestações patológicas provocadas por umidade superficial em fachadas: Um estudo de caso no edifício São Pedro
Autor : SOUZA, Itamara Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor: CARVALHO, Elayne Valério
Fecha de publicación : 2022-12-10
Citación : SOUZA, Itamara Carvalho de. Termografia aplicada à identificação de manifestações patológicas provocadas por umidade superficial em fachadas: Um estudo de caso no edifício São Pedro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2022.
Resumen : A termografia infravermelha pode ser uma ferramenta diagnóstica valiosa aplicada à avaliação de manifestações patológicas em edifícios nos quais não se pode coletar amostras para ensaios destrutivos. Contudo, apesar dessa técnica ter se mostrado uma ferramenta de monitoramento consolidada e amplamente empregada em estruturas civis, sua utilização depende de fatores que influenciam na qualidade e na interpretação dos dados coletados. Por isso, o propósito desta pesquisa é realizar um estudo descritivo e exploratório de forma a fornecer informações básicas suficientes, direcionado a iniciantes e a não-especialistas, para facilitar a compreensão sobre a aplicação da termografia infravermelha na identificação de manifestações patológicas causadas por umidade em fachadas. Para isso, realizou-se um estudo de caso, no qual se avaliou a fachada de um edifício histórico, localizado na orla marítima do município de Fortaleza-CE, por meio de inspeção visual e termografia infravermelha. Além disso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com um profissional especialista no uso em campo da técnica estudada. Através da inspeção visual e ensaio termográfico foi possível verificar as principais patologias das fachadas, e pela entrevista com um profissional da área, foi possível concluir que a termografia infravermelha é uma indispensável ferramenta de ensaios não-destrutivos, mostrando de forma visível a temperatura do material e elemento a se analisar. Porém, é necessário experiência prática nessa técnica e escolha assertiva do modelo utilizado da câmera para a obtenção de resultados significativos e precisos. Com isso, pode-se concluir que o edifício possui uma quantidade elevada de patologias em estado severo, mostrando o quão importante para o desempenho, conforto e segurança dos usuários, é efetuar manutenções preventivas e corretivas, respeitando os limites de tempo e critérios gerais de acordo com a Norma de Desempenho para que estas não venham a entrarem em estado grave de degradação e entrarem em desuso, como o caso do Edifício histórico São Pedro.
Palabras clave : Manifestações patológicas
Termografia infravermelha
Edifício histórico
Ensaios não-destrutivos
Umidade
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1552
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Itamara Carvalho de Souza.pdf3.26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.