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dc.contributor.advisorALMEIDA, Fernando Dácio de-
dc.contributor.authorFEITOSA, Paulo Victor Barbosa-
dc.date.accessioned2023-06-20T20:46:58Z-
dc.date.available2023-06-20T20:46:58Z-
dc.date.issued2022-12-10-
dc.identifier.citationFEITOSA, Paulo Victor Barbosa. Avaliação funcional de pavimento flexível: Estudo de caso da CE-090. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1553-
dc.description.abstractO transporte rodoviário brasileiro é a matriz de transporte mais utilizada no Brasil, sendo o setor com o maior número de usuários tanto para o transporte de pessoas como para o transporte de cargas. Todavia, o Brasil não possui pavimentos condizentes com o volume de usuários, prejudicando a qualidade de vida e as atividades financeiras daqueles que utilizam suas rodovias. Tendo em vista a importância do planejamento e gestão eficiente dos escassos recursos públicos para a manutenção de uma rodovia, este trabalho, por meio de um estudo de caso, realiza uma Avaliação Funcional de Pavimentos com Ênfase nos custos de Manutenção da rodovia CE-090, objetivando fomentar uma gestão mais eficiente da rodovia. Nesse contexto, será analisada a influência do tráfego no desgaste do pavimento, a avaliação funcional do pavimento e a realização de orçamento de duas intervenções, uma de recapeamento e outra de duplicação completa e reestruturação. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos pavimentos brasileiros, seus tipos, suas camadas, seus defeitos, seus tipos de manutenção e sobre os métodos de avaliação de pavimento. Desse modo, os métodos de avaliação adequados para a rodovia selecionada para o estudo de caso puderam ser estabelecidos sob a ótica da necessidade dos recursos e da sua precisão. Assim, foram selecionadas as seguintes ferramentas de avaliação: método de avaliação subjetiva de superfície com levantamento visual e o método da avaliação superficial contínua. A partir de então, foi possível estabelecer o índice de condição de pavimentos flexíveis, índice de gravidade global expedito, índice do estado de superfície e índice de serventia. Os resultados mostram que poderiam ser realizadas duas intervenções, porém a intervenção mais efetiva seria uma reestruturação da rodovia e a duplicação das faixas existentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectManutenção de pavimentospt_BR
dc.subjectAvaliação funcional de pavimentospt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectOrçamento.pt_BR
dc.titleAvaliação funcional de pavimento flexível: Estudo de caso da CE-090pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesFunctional evaluation of flexible pavement: CE-090 case studypt_BR
dc.description.resumo_abstractBrazilian road transport is the most used transport matrix in Brazil. It is the sector with the most users both for the transportation of people and for the transportation of goods. However, Brazil does not have road surfaces suitable for the volume of users, which affects the quality of life and financial activities of those who use the highways. Considering the importance of efficient planning and management of scarce public resources to maintain a high quality highway, this work uses a case study to perform a functional evaluation of road pavements focusing on the maintenance costs of CE - 090 to promote a more efficient management of the highway. In this context, the influence of traffic on pavement wear, the functional evaluation of the pavement and the budgeting of the proposed measures are analyzed. For this purpose, a literature review was conducted on Brazilian pavements, their types, layers, pathologies, types of maintenance and on pavement evaluation methods. In this way, it was possible to identify the appropriate methods for the road selected for the case study, from the point of view of resource requirements and their accuracy. Thus, the following evaluation tools were selected: the subjective surface evaluation method with visual survey and the continuous surface evaluation method. From then on, it was possible to determine the condition index of flexible pavements, the accelerated global gravity index, the surface condition index, and the usefulness index. The results show that two interventions could be implemented, but the most effective intervention would be to restructure the highway and double the existing lanes.pt_BR
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