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dc.contributor.advisorMONTEIRO, Fernando Feitosa-
dc.contributor.authorLIMA, Raul Dantas Holanda-
dc.date.accessioned2023-06-21T21:27:45Z-
dc.date.available2023-06-21T21:27:45Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationLIMA, Raul Dantas Holanda. Avaliação da influência da pluviosidade no índice de condição da manutenção em rodovias federais no Estado do Ceará. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1555-
dc.description.abstractAs rodovias brasileiras possuem imensa extensão territorial que desempenham um papel importante no desenvolvimento do país. No entanto, grande parte das rodovias apresentam defeitos que alteram a sua serventia inicial, devido às condições causadas pelo tráfego, questões climáticas e falta de planejamento. Por meio do Índice de Condição da Manutenção (ICM) é possível realizar um levantamento de campo que avalia a qualidade funcional da superfície de uma rodovia, ou seja, mensurando as condições do pavimento, sinalização e vegetação presentes nas laterais do corpo estradal. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo principal verificar a variabilidade do ICM durante distintos períodos do ano e avaliar a influência da pluviometria no comportamento do mesmo. Para atingir o objetivo almejado, o valor de ICM disponibilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi consultado mensalmente nas rodovias federais que atravessam o Estado do Ceará (BR-020, BR-116, BR-122, BR-222, BR-226, BR-230, BR-304, BR-402, BR-403 e BR-404) no período de dezembro de 2020 a julho de 2022. Junto a isso foi determinada a pluviosidade mensal do Estado do Ceará durante o mesmo período, essa foi comparada com os valores do ICM para uma melhor compressão de como essas variáveis se correlacionam. Além disso foi feita uma classificação enquanto os valores do ICM, sendo essas: “Bom” para valores menores que 30, “Regular” para valores entre 30 e 50, “Ruim” para valores entre 50 e 70 e Péssimo para valores acima de 70. Após correlacionar os dados do ICM, percebeu-se que apenas a BR-403 obteve uma média superior à 50, sendo a única a receber uma classificação de “Ruim” em sua avaliação. Correlacionando os valores médio do ICM em cada mês com os dados pluviométricos, foi possível identificar que, em todas as rodovias estudas, os valores de ICM aumentaram nos meses de registro de pluviosidades mais altas, assim indicando que após os períodos de chuva tem-se uma pior condição da rodovia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectICMpt_BR
dc.subjectDetecção de Defeitospt_BR
dc.subjectPluviometriapt_BR
dc.titleAvaliação da influência da pluviosidade no índice de condição da manutenção em rodovias federais no Estado do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesEvaluation of the influence of rainfall on the maintenance condition index on federal highways in Cearápt_BR
dc.description.resumo_abstractBrazilian highways have an immense territorial extension that play an important role in the development of the country. However, most of the roads have defects that alter their initial usefulness, due to the conditions caused by traffic, climate issues and lack of planning. Through the Maintenance Condition Index (MCI) it is possible to perform a field survey that evaluates the functional quality of a road surface, i.e., measuring the conditions of the sidewalk, signaling and vegetation on the sides of the road body. Thus, this study aims to verify the variability of the MCI during different periods of the year and evaluate the influence of rainfall on its behavior. To achieve the desired goal, the MCI value made available by the National Department of Transportation Infrastructure (DNIT) was consulted monthly on the federal highways that cross the State of Ceará (BR-020, BR-116, BR-122, BR-222, BR-226, BR-230, BR-304, BR-402, BR-403, and BR-404) in the period from December 2020 to July 2022. In addition, the monthly rainfall of the State of Ceará during the same period was determined and compared to the MCI values for a better understanding of how these variables correlate. In addition, a classification was made for the MCI values, these being: "Good" for values less than 30, "Fair" for values between 30 and 50, "Poor" for values between 50 and 70, and "Bad" for values above 70. After correlating the MCI data, it was noticed that only BR-403 obtained an average higher than 50, being the only one to receive a "Poor" rating in its evaluation. Correlating the average MCI values in each month with the rainfall data, it was possible to identify that, in all the roads studied, the MCI values increased in the months with higher rainfall, thus indicating that after the rainy periods we have a worse road condition.pt_BR
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