Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1560
Title: O impacto do estresse ocupacional e o trabalho como policial no Brasil: uma revisão integrativa de literatura
Authors: GOMES, Livia Ana de Sá
metadata.dc.contributor.advisor: MOURÃO, Lorrana Calíope Castelo Branco
Issue Date: 2023
Citation: GOMES, Livia Ana de Sá. O impacto do estresse ocupacional e o trabalho como policial no Brasil: uma revisão integrativa de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: O trabalho policial pode ser caracterizado como muito desgastante, tanto do ponto de vista físico, como mental, pela constante exposição ao perigo e aos riscos iminentes. Em decorrência disso, essa categoria apresenta taxas elevadas de estresse ocupacional, afastamento do trabalho, suicídio e aposentadoria precoce. Os objetivos da pesquisa foram analisar de que forma o estresse, no ambiente de trabalho, impacta a saúde laboral desses profissionais e identificar os fatores de risco e de proteção psicossociais do trabalho como policial para a saúde laboral. O método do trabalho se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio de uma Revisão Integrativa de Literatura, com abordagem qualitativa e que teve como objetivo a exploração e o levantamento de informações. Análise dos dados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo de Bardin com o programa de análise de dados qualitativos NVIVO. Foram selecionados, inicialmente, cento e quatorze estudos considerando o período de 2012 a 2022 e, após filtragem, foram revisados dezesseis artigos em português e em inglês. Destacou-se a importância de melhorias nas condições de trabalho e na saúde mental dos policiais, incluindo ações institucionais para preservação, e reconhecimento dos trabalhadores, bem como assistência psicológica e médica adequada. Além disso, outro ponto-chave é a necessidade de elaboração de políticas públicas específicas voltadas para saúde dos policiais. O maior cuidado com a saúde física e mental destes trabalhadores tem reflexo direto na forma como o seu trabalho é prestado à população.
Keywords: Estresse Ocupacional
Trabalho
Policial
Esgotamento
Revisão Integrativa
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1560
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIVIA ANA DE SÁ GOMES.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.