Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, Carla Renata Braga de-
dc.contributor.authorSENA, Kariny Silva de-
dc.date.accessioned2023-07-05T14:29:32Z-
dc.date.available2023-07-05T14:29:32Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSENA, Kariny Silva de. O papel da mediação parental no uso de telas na infância e adolescência: uma revisão integrativa de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1562-
dc.description.abstractO presente estudo busca compreender o papel da mediação parental no uso de telas na infância e adolescência. O método escolhido foi a revisão integrativa de literatura, com delimitação temporal de 2018 a 2022. A busca dos artigos foi feita nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES, Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra resultou em quatro artigos, sendo três estudos do Brasil e um de Portugal. A partir da análise, surgiram três categorias para apresentação dos resultados: crianças e adolescentes na era digital; pais na era digital; mediação parental na era digital. Observou-se que independente da variedade de técnicas existentes, a condução da mediação parental se dá a partir da experiência de vida dos pais, levando sempre em consideração fatores econômicos e socioculturais de cada família. Observou-se também que muitos pais ainda se sentem desamparados e sem referências para educar seus filhos, em relação ao uso de telas e internet. Faz-se necessário ouvir as crianças e adolescentes. É fundamental que eles tenham uma participação ativa na discussão sobre o uso da internet, e também sobre como promover uma mediação eficaz e saudável. Conclui-se que a comunicação aberta, o diálogo e o vínculo estabelecido entre pais e filhos são os fatores essenciais para um uso saudável das telas e internet.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.subjectTelaspt_BR
dc.subjectUso da internetpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleO papel da mediação parental no uso de telas na infância e adolescência: uma revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesThe role of parenting in the use of screens in childhood and adolescencept_BR
dc.description.resumo_abstractThe present study seeks to understand the role of parenting in the use of screens in childhood and adolescence. The method chosen was the integrative literature review, with a time frame from 2018 to 2022. The search for articles was carried out in the databases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES, Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) and Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS). The sample consisted of four articles, three studies from Brazil and one from Portugal. Three categories emerged from the analysis to present the results: Children and adolescents in the digital age; Parents in the digital age; Parenting in the digital age. It was observed that, regardless of the variety of existing techniques, parental mediation is carried out based on the parents' life experience, always taking into account the economic and sociocultural factors of each family. It was also observed that many parents still feel helpless and without references to educate their children about the use of screens and the internet.pt_BR
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARINY SILVA DE SENA.pdf678.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.