Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1563
Title: Para além do que se vê: o brincar com crianças hospitalizadas à luz da ludoterapia gestáltica
Authors: REBOUÇAS, Maria Lisieux Santos
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Deyseane Maria Araújo
Issue Date: 2023
Citation: REBOUÇAS, Maria Lisieux Santos. Para além do que se vê: o brincar com crianças hospitalizadas à luz da ludoterapia gestáltica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: O processo de hospitalização envolve mudanças nos aspectos rotineiros que geram estressores no desenvolvimento da criança que passa por um marcador na sua vida que a separa do seu mundo vivido. Entra em cena o trabalho do psicólogo a fim de acolher essa criança, sua demanda e escutá-la. Esta pesquisa teve o objetivo de discutir as formas de utilização do brincar na ludoterapia como recurso facilitador no acompanhamento da criança durante a internação hospitalar a partir da perspectiva da Gestalt-Terapia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa a patir de uma revisão narrativa, não utilizando critérios sistemáticos e deixando livre a subjetividade do autor para selecionar o corpus da revisão. Foi observado a partir da análise dos artigos selecionados as seguintes categorias para aprofundamento dos resultados e discussões: 1) Concepção histórica da infância; 2) Psicologia hospitalar: o processo de hospitalização infantil; 3) A Importância do Recurso Lúdico como Instrumento Terapêutico; e 4) Compreensão da Gestalt-terapia na atuação do psicólogo hospitalar à criança na internação infantil. Este estudo trouxe uma contribuição com relação ao entendimento do processo de hospitalização na infância e toda sua repercussão, ao apontar reflexões acerca da atuação do psicólogo para o atendimento integral desse sujeito a partir da utilização da ludoterapia e o brincar. Notando-se a necessidade de estudos que se aprofundem sobre a temática da infância no contexto da hospitalização, como também, outras possibilidades de manejo e facilitação desse processo que pode ser perpassado em qualquer fase de vida do sujeito, sendo importante um aprofundamento teórico e técnico dos profissionais da área da saúde que apresentam assistência à criança hospitalizada e sua família.
Keywords: Psicologia Hospitalar
Hospitalização infantil
Ludoterapia
Gestalt-terapia
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1563
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LISIEUX SANTOS REBOUÇAS TCC.pdf427.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.