Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1564
Title: Cuidados éticos na avaliação psicológica com crianças e adolescentes
Authors: FERNANDES, Bianca Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: BASTOS, Elaine Marinho
Issue Date: 2023
Citation: FERNANDES, Bianca Oliveira. Cuidados éticos na avaliação psicológica com crianças e adolescentes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: A ética, como uma reflexão filosófica sobre a moral e os valores, assume um papel essencial na Avaliação Psicológica (AP) ao investigar os princípios que motivam e orientam o comportamento humano. Na AP, considera-se a ética como parte fundamental do processo, atividade restrita aos profissionais da Psicologia. Por meio de métodos, técnicas e instrumentos científicos, a AP busca uma compreensão mais profunda do comportamento humano, prevenindo comportamentos desadaptativos, déficits no desenvolvimento e possíveis transtornos psicológicos. Tanto em abordagens individuais quanto grupais, a AP explora como fatores sociais, econômicos, cognitivos, afetivos e biológicos podem interferir nos processos psicológicos. Ao trabalhar com crianças e adolescentes, a ética assume um aspecto ainda mais delicado e relevante. As (o) psicólogas (o) devem respeitar o estágio de desenvolvimento da criança, adaptando as técnicas terapêuticas às suas capacidades cognitivas e emocionais. Este estudo teve como objetivo aprofundar a compreensão da prática ética profissional na AP de crianças e adolescentes. Três profissionais atuantes nessa área participaram, respondendo a um questionário sociodemográfico e a uma entrevista semiestruturada. Os resultados, foram divididos em duas categorias, o setting na AP e fontes fundamentais e fontes complementares, que revelaram que esses profissionais possuem um conhecimento acerca das diretrizes éticas que orientam a prática da Psicologia, em especial no contexto da AP infantojuvenil em Fortaleza (CE). A consciência ética demonstrada por esses profissionais é fundamental para garantir uma conduta profissional responsável e respeitosa. A ênfase na ética durante a AP de crianças e adolescentes revela-se de extrema importância, demandando a adesão às diretrizes éticas, a criação de um ambiente seguro e respeitoso, e a atenção ao bem-estar dos jovens. Essa abordagem ética fortalece a credibilidade da Psicologia como ciência e profissão, tornando indispensável a conformidade com as regulamentações pertinentes.
Keywords: Ética
Avaliação Psicológica
Infantojuvenil
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1564
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIANCA OLIVEIRA FERNANDES.pdf676.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.