Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1565
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAGUIAR, Sâmara Gurgel-
dc.contributor.authorSILVA, Marcelo Rodrigues da-
dc.date.accessioned2023-07-05T18:20:32Z-
dc.date.available2023-07-05T18:20:32Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Rodrigues da. Psicanálise e educação inclusiva: considerações a partir de uma experiência em apoio escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1565-
dc.description.abstractEste artigo tem como propósito analisar as contribuições da psicanálise no âmbito da educação inclusiva, a partir da experiência como Apoio Escolar em uma escola de ensino fundamental II. Trata-se de um trabalho qualitativo, descritivo e exploratório, um estudo de campo que segue a abordagem da pesquisa-intervenção no âmbito psicanalítico. Por meio da observação sistemática e de uma escuta instrumentalizada, foram levantados dados e feitos registros no diário de campo. O material coletado foi utilizado para construir um texto que aborda diferentes discursos, posições e significados relacionados às práticas inclusivas. Os resultados foram desenvolvidos a partir de eixos temáticos que englobam práticas de educação terapêutica e educação para o sujeito, com base em recortes de experiências registradas. Salientamos a importância deste trabalho na prática do Apoio escolar, uma vez que contribui para preencher uma lacuna na literatura científica, proporcionando uma melhor compreensão dessa figura e de seu papel. Dessa forma, enfatiza-se também a necessidade de futuras pesquisas para caracterizar esse trabalho e seu impacto na promoção da educação inclusiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.titlePsicanálise e educação inclusiva: considerações a partir de uma experiência em apoio escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesPsychoanalysis and inclusive education: considerations based on an experience in school supportpt_BR
dc.description.resumo_abstractThis article aims to analyze the contributions of psychoanalysis in the context of inclusive education, based on the experience as educational support in a middle school. It is a qualitative, descriptive, and exploratory work, a field study that follows the approach of psychoanalytic research-intervention. Through systematic observation and instrumentalized listening, data was collected and recorded in the field journal. The collected material was used to construct a text that addresses different discourses, positions, and meanings related to inclusive practices. The results were developed based on thematic axes that encompass therapeutic education practices and education for the subject, based on selected recorded experiences. We emphasize the importance of this work in the practice of educational support, as it contributes to filling a gap in the scientific literature, providing a better understanding of this figure and their role. Thus, the need for future research to characterize the work of educational support and its impact on promoting inclusive education is also emphasized.pt_BR
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCELO RODRIGUES DA SILVA.pdf892.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.