Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1568
Título : O papel do bem-estar subjetivo, do suporte social e da autoeficácia parental no processo de maternidade com crianças autistas
Autor : SILVA, Maria Janaína Apolinário da
metadata.dc.contributor.advisor: MENESES, Glysa de Oliveira
Fecha de publicación : 2023
Citación : SILVA, Maria Janaína Apolinário da. O papel do bem-estar subjetivo, do suporte social e da autoeficácia parental no processo de maternidade com crianças autistas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Resumen : O diagnóstico de autismo e a necessidade de atender às especificidades da criança influenciam na experiência da maternidade, podendo ser momento difícil e potencialmente estressor. O objetivo deste trabalho foi analisar o papel do bem-estar subjetivo, do suporte social e da autoeficácia parental no processo de maternidade com crianças autistas. O presente estudo pautou-se em um delineamento correlacional, em que as variáveis de interesse foram o bem-estar subjetivo, o suporte social e a autoeficácia parental. A amostra foi composta por 170 participantes, sendo 142 mães de crianças autistas e 28 mães de crianças não-autistas. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, a escala Multidimensional de Suporte Social Percebido, a escala de Bem-Estar Subjetivo e a escala de Autoeficácia Parental. Os resultados indicaram que mães que possuem um nível de escolaridade e uma renda mensal mais elevadas tendem a apresentar um maior nível de bem-estar subjetivo e suporte social, além de mães de estado civil casadas apresentarem maior percepção quanto ao suporte social. A variável autoeficácia não apresentou diferenças significativas para esse estudo. Mães de crianças autistas tiveram menores pontuações em bem-estar subjetivo e suporte social do que mães de crianças não-autistas. Os resultados da pesquisa ainda demonstraram que o bem-estar subjetivo e suporte social não exercem influência sobre a autoeficácia parental em mães de crianças autistas. Em contrapartida, com esse mesmo público, foi verificado que o suporte social apresentou fator preditor significativo do bem-estar subjetivo.
Palabras clave : Maternidade
Autismo
Bem-estar Subjetivo
Suporte Social
Autoeficácia Parental
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1568
Aparece en las colecciones: Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIA JANAÍNA APOLINÁRIO DA SILVA.pdf979.56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.