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dc.contributor.advisorSOUZA, Carla Renata Braga de-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Victória Maria Magalhães de-
dc.date.accessioned2023-07-05T21:29:39Z-
dc.date.available2023-07-05T21:29:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Victória Maria Magalhães de. O papel do letramento na construção da subjetividade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1570-
dc.description.abstractO seguinte estudo se debruça diante da temática letramento e construção da subjetividade, sobre os quais se propõe a descrever. Para tanto, o artigo desenvolve uma narrativa que se propõe a contextualizar em que “lugar” o Brasil está no tocante ao nível de alfabetização, quais as possíveis implicações disso, abrindo uma discussão de modo a ampliar reflexão acerca da paralela: quais os pontos de distanciamento e de afinidades entre a alfabetização e o letramento. Elas além de se atravessarem, possuem papéis relevantes na construção dos sujeitos e da sociedade, porque são, entre tantas outras coisas, transmissoras de bens culturais. A partir de tais pressupostos há, também, preocupação no que concerne aos sujeitos não-letrados vivendo em uma sociedade letrada. O objetivo geral é analisar qual o papel do letramento na construção da subjetividade; A fim de alcançá-lo, procurou-se caracterizar o processo e as etapas do letramento; analisar as etapas da construção das Funções Psicológicas Superiores (FPS) e enunciar o conceito de subjetividade. Trata-se de um artigo em que fora utilizada a revisão integrativa da literatura como método, cujos produtos apontaram para oito artigos que coadunam entre si. Conforme os resultados, o letramento é compreendido como necessariamente contínuo, por não dizer respeito apenas a uma atividade de decifrar códigos. No letramento, as palavras ganham engajamento de tal atuação nos contextos sociais onde é construído e ganha tônus para mediar a construção das FPS (atenção, percepção, memória, vontade e conceitos). A partir destas construções dialógicas e dialéticas, o sujeito é capaz de “ler” o mundo e perante dele ter criticidade, porque apreende concepções que não são passíveis de construção individual. Outrossim, há um salto qualitativo, estruturação do pensamento e consciência. Entretanto, a ausência da alfabetização não representa uma negativa diante do fato de não ser apresentada como possibilidade que o indivíduo ao viver em uma sociedade letrada apresente grau zero de letramento. Apesar dos aspectos danosos, que existem e não devem ser negligenciados, o teor ativo das configurações subjetivas individuais encontram eco nas multifacetadas vertentes do letramento, vide os repentistas analfabetos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectFunções Psicológicas Superiorespt_BR
dc.titleO papel do letramento na construção da subjetividadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesThe role of literacy in the construction of subjectivitypt_BR
dc.description.resumo_abstractThe following study focuses on the theme of literacy and the construction of subjectivity, for which it was created to describe. To this end, the article develops a narrative that contextualizes what Brazil’s “level” is in regard to level of literacy, as well as allowing for discussions surrounding the points of distance and affinities between alfabetização (literacy related to knowledge of the alphabet and to one’s capacity to read and write) and letramento (Social functions of reading and understanding). Despite mingling and interlinking with one another, these two topics play very distinct and relevant roles in the creation of individuals and how these individuals relate to society, since they represent, among many other things, our culture. Furthermore, there are also concerns related to non-literate individuals living in a literate society. The main goal is to analyze the role of literacy in the construction of subjectivity; in order to achieve it, we sought to characterize the process and stages of literacy; analyze the construction stages of Higher Psychological Functions (HPFs) and enunciate the concept of subjectivity. Therefore, this is an article that utilizes integrative literature review as a method, whose products point to eight articles that are in line with each other. According to the results, literacy is understood as necessarily continuous, as it is not limited to just the process of deciphering codes. In literacy, words gain new engagement and depth through action in social contexts, where they are constructed and gain emphasis to mediate the construction of HPFs (attention, perception, memory, will and concepts). From these dialogical and dialectical constructions, the subject is able to “read” the world around them and be conscious and critical of it, because it encompasses concepts that are not subject to individual construction. Furthermore, there is a qualitative leap in terms of structuring thought and awareness. However, the absence of literacy does not represent a hurdle before the fact that it is not represented as a possibility that the individual, when living in a literate society, possesses a non-existent degree of literacy. Despite the harmful aspects that exist, and that should not be neglected, the active content of individual subjective configurations is echoed in the multifaceted aspects of literacy, as seen in illiterate poets (known in Brazil as repentistas).pt_BR
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