Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1576
Title: Análise da aplicação da metodologia BIM na quantificação de materiais de residência unifamiliar
Authors: LIMA JÚNIOR, Aristeu Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, José Willington Gondim
Issue Date: 2022-12-10
Citation: LIMA JÚNIOR, Aristeu Nogueira. Análise da aplicação da metodologia BIM na quantificação de materiais de residência unifamiliar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2022.
Abstract: O orçamento de obras é um dos processos mais importantes para a execução de um edifício, pois é por meio dele que se torna possível analisar a efetividade econômica da obra. Durante a elaboração do orçamento, o levantamento de quantitativos é uma das etapas mais importantes, já que, qualquer falha no seu processo de elaboração pode desenvolver danos a progressão das etapas da construção, resultando em atrasos e gastos não previstos. Assim, esse trabalho tem como objetivo comparar, através de um estudo quantitativo de uma residência unifamiliar, a eficiência da metodologia BIM aplicada com o software Revit com a metodologia tradicional com o uso do software AutoCad para a obtenção de quantitativos de materiais a serem usados na obra dos projetos de arquitetura, estrutura, hidrossanitário e elétrico A partir dos dados obtidos, foi possível concluir que o BIM apresenta uma maior confiabilidade em seus resultados devido a criação de um modelo 3D do projeto, garantindo precisão e eficiência na obtenção dos quantitativos.
Keywords: Metodologia BIM
Revit
AutoCAD
Quantitativo
Orçamento
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1576
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aristeu Nogueira Lima Júnior.pdf2.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.