Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1595
Title: Canteiros inteligentes : indústria 4.0 aplicada à construção de edifícios
Authors: GOMES, Julio Roberto Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: QUESADO FILHO, Nelson de Oliveira
Issue Date: 2023-06
Citation: GOMES, Julio Roberto Ferreira. Canteiros inteligentes : indústria 4.0 aplicada à construção de edifícios. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2023.
Abstract: Tendo em vista o acirramento competitivo entre as empresas de construção civil, há a busca cada vez maior em se diferenciar na gestão no canteiro já que existem oportunidades no Brasil, a exemplo de que a produtividade do país está distante dos padrões da Europa e dos Estados Unidos, e os primeiros a aproveitarem essa lacuna serão os que terão os maiores ganhos. Assim, uma das formas de se atingir isso seria pela aplicação da inovação, que abrange o setor tecnológico. Nesse setor, estão inclusas as ferramentas da revolução 4.0. Portanto, esse estudo tem o objetivo de verificar de que forma essa indústria pode contribuir para a melhoria na gestão nas obras, sugerindo-se um layout de canteiro inteligente em uma construção de uma edificação de 32 andares. Ressalta-se que, para a concepção desse layout, foram definidos critérios justificados embasados na literatura, que servirão para orientar na concepção do projeto do canteiro inteligente de forma que proporcione melhorias e eficiência na gestão de obras. Como resultado desse estudo, obteve-se o projeto de canteiro inteligente para uma obra real, enfatizando-se a aplicação das tecnologias 4.0, explicando as melhorias proporcionadas para o gerenciamento das obras e as necessidades decorrentes da implementação desse tipo de canteiro. Na conclusão, observou-se os pontos positivos e negativos do canteiro inteligente, sugerindo-se como recomendação de pesquisa futura, por exemplo, a implementação prática de uma ou mais tecnologias desta indústria no canteiro, e verificar se, com o uso destas, ocorreram melhorias no orçamento, no cronograma e na qualidade realizados na execução da obra.
Keywords: Gestão
Canteiro de obras inteligente
Indústria 4.0
Projeto
Construção de edifícios
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1595
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Júlio Roberto Ferreira Gomes.pdf17.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.