Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1603
Title: Arquitetura Icônica: Projeto Arquitetônico De Um Hotel Na Cidade De Fortaleza
Authors: NOGUEIRA, Paulo Richard Goes
metadata.dc.contributor.advisor: COMELLI, Mariana Lira
Issue Date: 2023
Citation: NOGUEIRA, Paulo Richard Goes. Arquitetura Icônica: Projeto Arquitetônico De Um Hotel Na Cidade De Fortaleza. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso 2 em Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo compreender os elementos fundamentais para transformar um edifício em um ícone arquitetônico na cidade de Fortaleza. O foco escolhido foi o uso hoteleiro, com um pavimento térreo projetado para o público em geral, incluindo restaurantes, lojas e espaços culturais. O projeto propõe novos espaços e uma tipologia que atende às necessidades de um público específico, que busca uma localização privilegiada e espaços mais amplos. Localizado no Bairro Meireles, próximo à Avenida Beira Mar, uma região notável e de grande relevância, o edifício busca transmitir uma arquitetura icônica capaz de atrair olhares e se tornar um novo ponto turístico na cidade. Para alcançar esse objetivo, são explorados elementos de design e arquitetura que se destacam, como a forma do edifício, o uso criativo de materiais, a integração com o entorno e a relação com a paisagem urbana. O projeto também leva em consideração as demandas do públicoalvo, oferecendo espaços amplos e uma experiência diferenciada. Os ambientes são projetados para serem funcionais, confortáveis e práticos, atendendo às atividades hoteleiras, comerciais e culturais propostas. Além disso, a sustentabilidade e a acessibilidade são consideradas no projeto. Soluções sustentáveis são incorporadas, como eficiência energética e materiais sustentáveis, enquanto a acessibilidade é garantida por meio de rampas, elevadores e outros elementos que facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. No geral, este Trabalho de Conclusão de Curso 2 aborda os pontos essenciais para tornar um edifício um ícone arquitetônico em Fortaleza. Por meio da criação de um uso hoteleiro com espaços destinados ao público em geral, combinado com uma localização privilegiada e uma arquitetura icônica, busca-se atrair olhares e estabelecer um novo ponto turístico na cidade. O projeto promove uma abordagem significativa e impactante, considerando aspectos como design, identidade local, sustentabilidade e acessibilidade.
Description: NOGUEIRA, Paulo Richard Goes. Arquitetura Icônica: Projeto Arquitetônico De Um Hotel Na Cidade De Fortaleza. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023.
Keywords: Hotelaria
Arquitetura Icônica
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1603
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO RICHARD GOES NOGUEIRA.pdf27.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.