Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1605
Title: Centro De Educação Infantil No Barroso: Arquitetura Inspirada Na Pedagogia Reggio Emilia
Authors: SOUSA, Vitoria Deyse Pessoa
metadata.dc.contributor.advisor: LINS, Deborah Martins De Oliveira
Issue Date: 2023
Citation: SOUSA, Vitoria Deyse Pessoa. Centro De Educação Infantil No Barroso: Arquitetura Inspirada Na Pedagogia Reggio Emilia. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023.
Abstract: Observado o registro do aumento do número de matrículas em escolas públicas nos últimos anos e a demanda de uma educação de qualidade, tanto no sentido pedagógico, quanto espacial, propõe-se a implantação de um Centro de Educação Infantil (CEI) Reggio Emilia, para suprir a essa necessidade em uma área periférica da zona sul da cidade de Fortaleza (CE). Para isso, foram desenvolvidas pesquisas de referências conceituais e projetuais que serviram de base para a definição das diretrizes de projeto. Além disso, foram realizados estudos bioclimáticas e legislativos, para análise de viabilidade da implantação do equipamento na área. Por fim, foi desenvolvido um anteprojeto arquitetônico que propõe a criação de um CEI, com características da pedagogia em questão, que coloca a criança como agente ativo de sua própria formação e tem a escola como um "terceiro professor". Além de agregar no projeto conceitos da arquitetura sensorial e conforto ambiental. Tornando os ambientes mais estimulantes ao desenvolvimento infantil.
Description: SOUSA, Vitoria Deyse Pessoa. Centro De Educação Infantil No Barroso: Arquitetura Inspirada Na Pedagogia Reggio Emilia. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023.
Keywords: Centro de Educação Infantil
Pedagogia Reggio Emilia
Arquitetura sensorial
Comunidade
Rede pública de ensino
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1605
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VITORIA DEYSE PESSOA SOUSA.pdf155.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.