Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1608
Title: Centro-Dia De Referência Para Pessoas Com Mobilidade Reduzida E 60+ - Uma Proposta De Atenuar As Dificuldades Sofridas Por Pessoas Com Mobilidade Reduzida E Integra-Las Na Sociedade De Forma Plena
Authors: MELO, Bárbara Lima Barbosa de
metadata.dc.contributor.advisor: COMELLI, Mariana Lira
Issue Date: 2023
Citation: MELO, Bárbara Lima Barbosa de. Centro-Dia De Referência Para Pessoas Com Mobilidade Reduzida E 60+ - Uma Proposta De Atenuar As Dificuldades Sofridas Por Pessoas Com Mobilidade Reduzida E Integra-Las Na Sociedade De Forma Plena. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023.
Abstract: O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta preliminar de um projeto arquitetónico com o objetivo de proporcionar um espaço adequado a pessoas com mobilidade reduzida. A intenção é que seja um local de convivência e estímulos sensoriais. Localizado na cidade de Fortaleza – CE, que segundo estatísticas possui um dos maiores índices de pessoas nessas condições, desse modo a proposta para a criação de um Centro-Dia ganha força. A instituição será uma parceria público-privada, com o objetivo de integrar pessoas com mobilidade reduzida, incluindo idosos, facilitando a inserção dessas pessoas no cotidiano, assim como fornecer ambientes acessíveis para sua independência, autoconfiança e conforto. Para fortalecer a compreensão dessa temática foram realizados pesquisas, amostras de dados e a elaboração de diagnósticos, agregando no conhecimento e corroborando para a produção do projeto. Assim o objetivo deste trabalho é entender e enfatizar a importância da inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, analisando o trato de tais indivíduos pela sociedade e as evoluções ocorridas em relação as concepções desse grupo de pessoas, buscando ressaltar a importância da criação de espaços que auxiliem e ofereçam um melhor desenvolvimento intelectual, cognitivo, a integração e interação social. Contudo, foi ainda realizada uma revisão de literatura dos principais conceitos, legislações e normas referentes ao tema.
Description: MELO, Bárbara Lima Barbosa de. Centro-Dia De Referência Para Pessoas Com Mobilidade Reduzida E 60+ - Uma Proposta De Atenuar As Dificuldades Sofridas Por Pessoas Com Mobilidade Reduzida E Integra-Las Na Sociedade De Forma Plena. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023.
Keywords: Pessoa com deficiência
Inclusão
Legislação brasileira
Integração social
Centro-Dia
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1608
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BARBARA LIMA BARBOSA DE MELO_CADERNO.pdf70.84 MBAdobe PDFView/Open
BARBARA MELO TODAS AS PRANCHAS_PRANCHAS TECNICAS.pdf20.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.