Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1615
Title: Avaliação da sustentabilidade empresarial em uma indústria moveleira do Ceará: um estudo de caso
Authors: EUZÉBIO, Andreane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: ESTITE, Mônica Barreto de Sá
Issue Date: 2023-06
Citation: EUZÉBIO, Andreane da Silva. Avaliação da sustentabilidade empresarial em uma indústria moveleira do ceará: um estudo de caso. 2023. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus.
Abstract: A sustentabilidade empresarial tem se tornado cada vez mais relevante na atualidade, visto que as empresas exercem um papel significativo na sociedade e no meio ambiente. Nesse contexto, torna-se essencial que as organizações adotem práticas sustentáveis em suas operações, a fim de minimizar impactos negativos e contribuir para um futuro mais justo e equilibrado. Desse modo, este estudo teve como objetivo investigar o que se entende por sustentabilidade em uma indústria do setor moveleiro do Ceará. Para isso, foram identificados os critérios de sustentabilidade adotados pela empresa, as práticas sustentáveis realizadas e foi analisado se o discurso sustentável corresponde ao tripé da sustentabilidade empresarial. A metodologia utilizada é caracterizada como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e de natureza aplicada e exploratória quanto aos objetivos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas não direcionadas e semiestruturadas. A pesquisa foi efetivada em uma indústria moveleira localizada na cidade de Marco, no estado do Ceará. A análise dos dados foi dividida em três categorias: caracterização da empresa, desafios internos e desafios externos. Os resultados mostraram que os gestores da empresa possuem uma visão de sustentabilidade baseada em ações que envolvem desde os processos produtivos até o agronegócio, adotando medidas sustentáveis em seus processos produtivos, investindo em alternativas para reduzir os impactos ambientais e promover benefícios econômicos e sociais. Ficaram evidenciadas barreiras internas e externas para a implantação da sustentabilidade e evidenciou-se ainda, que a empresa busca envolver seus funcionários, fornecedores, consumidores e comunidade local nas estratégias de sustentabilidade.
Keywords: Sustentabilidade empresarial
Indústria moveleira
Práticas sustentáveis
Tripé da sustentabilidade
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1615
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREANE DA SILVA EUZEBIO.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.