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dc.contributor.advisorGERHARD, Felipe-
dc.contributor.authorSOARES, Hávila Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-17T16:10:40Z-
dc.date.available2023-10-17T16:10:40Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.citationSOARES, H. M. O. Determinantes macro e microeconômicos da economia colaborativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Curso de Administração, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1619-
dc.description.abstractO artigo visa analisar o impacto de aspectos macro e microeconômicos na adesão à economia colaborativa. Ele destaca a importância da economia colaborativa na formação do comportamento dos consumidores e consequentemente na geração de menos resíduos para o meio ambiente. O estudo utiliza dados secundários de bancos de dados contendo registros socioeconômicos e de comportamento do consumidor de países latino-americanos e europeus, construindo um modelo representativo da intenção de adotar a economia compartilhada. O artigo também define a economia colaborativa como um modelo de produção e consumo que envolve o compartilhamento de bens ou serviços entre membros de uma comunidade com interesses semelhantes, enfatizando os benefícios sociais e econômicos que traz.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEconomia colaborativapt_BR
dc.subjectDeterminantes macroeconômicospt_BR
dc.subjectDeterminantes microeconômicospt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleDeterminantes macro e microeconômicos da economia colaborativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesMacro and microeconomic determinants of the collaborative economypt_BR
dc.description.resumo_abstractThe article discusses the impact of macro and microeconomic determinants in order to analyze the adoption of the collaborative economy both in countries and in the developing world. He highlights the importance of the collaborative economy in shaping consumer behavior and consequently generating less waste for the environment. The study uses secondary data from databases containing socioeconomic and consumer behavior records from Latin American and European countries, building a representative model of the intention to adopt the sharing economy. The article also defines collaborative economy as a production and consumption model that involves sharing goods or services among members of a community with similar interests, emphasizing the social and psychological benefits it brings.pt_BR
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