Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1620
Title: Retratos socioeconômicos da pobreza urbana: educação e políticas públicas
Authors: PONTES, Paulo Daniel Salles
metadata.dc.contributor.advisor: GERHARD, Felipe
Issue Date: 2023-06-28
Citation: PONTES, P. D. S. Retratos socioeconômicos da pobreza urbana: educação e políticas públicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Curso de Administração, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: O presente estudo analisa a pobreza a partir da abordagem das capacitações de Amartia Sem, na qual a condição de escassez e a privação de oportunidades tolhem as capacitações básicas dos indivíduos. Nesse ínterim, o estudo possui como objetivo analisar a evolução da condição socioeconômica, entre os anos de 2010 e 2019, da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Moura Brasil, marcada pelo contexto de pobreza, buscando-se gerar reflexões para o âmbito das políticas públicas educacionais. Para isso, foi realizada uma pesquisa de fins descritivos e natureza quantitativa dividida em duas etapas investigativas que conjugavam a análise de dados secundários, coletados por meio de levantamentos de órgãos governamentais, e primários, obtidos por meio de survey. Os resultados apontam para a necessidade de enfrentamento das questões socioeconômicas com a implementação de política públicas de fomento e desenvolvimento econômico e social baseadas no incremento do sistema educacional. Um problema central observado durante o estudo foi a relação inversamente proporcional entre baixo nível de escolaridade e os rendimentos familiares. Observou-se, igualmente, uma alta quantidade de pessoas acima de 18 anos fora da faixa escolar e sem ensino médio, o que justifica a necessidade de enfrentamento dessa realidade com políticas públicas educacionais que atendam a essa parcela especifica da população.
Keywords: Pobreza
Abordagem das capacitações
Políticas públicas educacionais
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1620
Appears in Collections:Administração (EaD) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Paulo Daniel Salles Pontes.pdfTCC Paulo Daniel388.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.