Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1622
Título: Estudo de prevalência de gengivite, cárie dentária e de maloclusões em comunidade de guiné-bissau
Autor(es): PORTO, Patrícia Cristiane Mota
Orientador: CUNHA, Diana Araujo
Data do documento: 2023
Citação: PORTO, Patrícia Cristiane Mota. Estudo de prevalência de gengivite, cárie dentária e de maloclusões em comunidade de guiné-bissau. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Resumo: Guiné-Bissau é uma nação situada na África Ocidental e é classificada com baixo Índice de Desenvolvimento Humano pela Organização das Nações Unidas. A falta de dados abrangentes sobre as principais doenças bucais cria uma lacuna significativa no planejamento de políticas públicas e na implementação de ações preventivas. O objetivo principal deste estudo foi investigar a prevalência de gengivite, cárie dentária e maloclusões em grupos de crianças com cinco anos de idade ou mais na região administrativa de Gabu, localizada no leste de Guiné-Bissau. Além disso, realizou-se uma comparação entre crianças assistidas por uma Organização Não Governamental (ONG) que oferece apoio nutricional e um grupo que não recebeu tal assistência. A amostra foi composta por 302 indivíduos selecionados de forma conveniente, todos residentes na região mencionada. Os dados obtidos foram descritos por meio das médias e desvios padrão, frequência absoluta e percentual de cada variável, além do Teste Qui-quadrado ou teste exato de Fisher e modelo de regressão logística multinomial (análise multivariada). Portanto, as crianças não afiliadas à ONG apresentaram um índice ceo-d mais elevado (1,35±2,21), uma taxa mais alta de higienização bucal apenas uma vez ao dia (52,7%), uma porcentagem maior de crianças que nunca visitaram dentista (86,3%), uma proporção mais significativa de histórico de dor de dente (62%), bem como maiores percentagens de maloclusões, como: diastema (48,7%), apinhamento (27,9%) e espaçamento nas duas arcadas (44,2%). Em síntese, os resultados desta pesquisa apontam para uma melhoria significativa nos indicadores de saúde bucal das crianças assistidas pela ONG. Essa melhora se traduz em um índice reduzido de sangramento gengival nos dentes permanentes, menor incidência de cárie dentária (índices CPO-D e ceo-d), maior adesão à prática de escovação dental regular, maior uso de dentifrício associado à escovação, aumento das visitas ao dentista e uma redução na ocorrência de dor de dente.
Palavras-chave: inquéritos epidemiológicos
África ocidental
cárie dentária
gengivite
maloclusão
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1622
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRÍCIA CRISTIANE MOTA PORTO.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.