Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1626
Title: Percurso afetivo para mulheres negras e periféricas: a representação como ferramenta de ressignificação dos trajetos diários aos bairros embranquecidos em Fortaleza.
Authors: COSTA, Eudalia Ellen Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Mariana Quezado Costa
Issue Date: 2022-12
Citation: COSTA, Eudalia Ellen Ferreira da. A Rearquitetura do Palacete Avenida Central: Para o Uso de Crianças em Situação de Rua. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2022.
Abstract: O presente trabalho trata do tema representação de mulheres negras como ferramenta de ressignificação de seus trajetos diários aos bairros embranquecidos em Fortaleza. Baseia-se na falta de representatividade dos corpos negros e perifericos nos espaços urbanos embranquecidos, que normalmente são os polos trabalhos, trazendo assim a dificuldades as mulheres negras de se reconhecerem como parte pertencente desses ambientes. Apresenta como resultado a proposta de um Plano Urbanístico que vai desde a criação de um percurso afetivo em que mulheres negras e periféricas se sintam representadas, partindo da sua subsistência, mas culminando sobretudo na sua representação simbólica. Diante disso, tem-se como método para o trabalho uma pesquisa qualitativa que a partir de fontes secundárias, aborda os conceitos de interseccionalidade, feminismo negro e decolonial, segundo Lélia (1988), atrelados a uma análise sobre direito à cidade e urbanismo daltônico a partir de Berth (2019) e Tainá de Paula (2021), de forma a aprofundar no tema da Mobilidade antirrascista (2021). Assim discorrer sobre como os corpos das mulheres negras e periféricas são preteridos e ignorados no espaço urbano. Com a elaboração do percurso afetivo, a partir da prospecção de um cenário possível, concluiu-se que a arte urbana e a representação não resolvem todos os problemas causados pelo racismo e atravessamentos que os corpos negros e perifericos sofrem, mas através da representação simbólica é possível criar estratégias urbanas a serem pensadas a partir da raça, gênero e classe.
Keywords: interseccionalidade
mobilidade antirracista
arte urbana
mulher negra e periférica
percurso afetivo
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1626
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eudalia Ellen Ferreira da Costa.pdf125.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.