Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1628
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSALES, Diego de Castro-
dc.contributor.authorSOARES, Fernando Lopes-
dc.date.accessioned2023-12-01T17:30:22Z-
dc.date.available2023-12-01T17:30:22Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationSOARES, Fernando Lopes. Inclusão no Âmbito Educacional: Escola Bilíngue Libras-Português em Crateús Ce. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1628-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo através de referencial teórico, referencial projetual e realização de diagnóstico acerca do desenvolvimento de um projeto arquitetônico de uma Escola Bilíngue de Libras e Português no município de Crateús Ce. O trabalho parte de uma experiência pessoal do autor, ao qual destaca os desafios e dificuldades que alunos surdos enfrentam no convívio com alunos ouvintes no âmbito educacional. Com isso, o autor questiona de que forma a arquitetura poderia contribuir para facilitar ou solucionar tais dificuldades. Para o desenvolvimento do projeto arquitetônico, foram realizadas análises acerca do terreno escolhido, desde sua legislação, dados socioeconômicos, entorno, condicionantes ambientais, entre outras informações que pudessem assegurar e enriquecer o processo de planejamento da Escola Bilíngue. Contudo, o projeto possui referências projetuais que norteiam sua volumetria e técnicas construtivas como forma de gerar espaços confortáveis aos usuários, além de explorar e aprimorar o conceito de Deafspace, criado pelo arquiteto Hausen Bauman, ao qual possui como principal referência teórica e conceitual para o desenvolvimento de espaços adequados e estimulantes que pudessem atender as necessidades e expectativas dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectOuvintespt_BR
dc.subjectDeafspacept_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleInclusão no Âmbito Educacional: Escola Bilíngue Libras-Português em Crateús Ce.pt_BR
dc.title.inglesInclusion in the Educational Scope: Libras-Portuguese Bilingual School in Crateús Ce.pt_BR
dc.description.resumo_abstractThe present work presents a study through a theoretical framework, a design framework and a diagnosis about the development of a project designed for a Bilingual School of Libras and Portuguese in the municipality of Crateús Ce. The work starts from a personal experience of the author, which highlights the challenges and difficulties that deaf students face in living with hearing students in the educational field. With this, the author questions how architecture could contribute to facilitate or solve such difficulties. For the development of the designed project, analyzes were carried out about the chosen land, from its legislation, socioeconomic data, surroundings, environmental conditions, among other information that will be able to ensure and enrich the planning process of the Bilingual School. However, the project has design references that guide its volumetry and construction techniques as a way to generate comfortable spaces for users, in addition to exploring and improving the concept of Deafspace, created by the architect Hausen Bauman, which it has as its main theoretical and theoretical reference. concept for the development of capable and stimulating spaces that could meet the needs and expectations of students.pt_BR
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Fernando Lopes Soares 1 de 2.pdf26.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Fernando Lopes Soares 2 de 2.pdf4.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.