Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1629
Title: Hospital Oncológico Pediátrico: A Influência Da Humanização Hospitalar No Tratamento Do Câncer
Authors: FONTENELE, Lara Teixeira de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: MATOS, Alesson Paiva
Issue Date: 2022-12
Citation: FONTENELE, Lara Teixeira de Almeida. Hospital Oncológico Pediátrico: A Influência Da Humanização Hospitalar No Tratamento Do Câncer. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2022.
Abstract: Este trabalho realiza um estudo acerca das tipologias arquitetônicas hospitalares e das técnicas de abordagem da humanização em ambientes hospitalares, buscando, a partir da compreensão dos melhores partidos arquitetônicos encontrados, propor a aplicação destas soluções em um projeto de um hospital oncológico pediátrico localizado em Fortaleza. Para o estudo das tipologias hospitalares foi realizado um estudo histórico da evolução das configurações dos hospitais nos contextos nacional e internacional. Já para a pesquisa das abordagens de humanização em ambientes hospitalares foram utilizados instrumentos norteadores, como a Política Nacional de Humanização do SUS, para compreender as diretrizes e os eixos orientadores da humanização. As diretrizes encontradas levaram ao estudo de algumas soluções arquitetônicas geradoras de conforto ambiental, tais como a ludicidade, os fluxos estratégicos e a ergonomia. Outras soluções como a iluminação natural, ventilação natural, biofilia e flexibilidade da edificação também foram abordadas, enquanto geradoras de confortabilidade e de sustentabilidade. Além disso, o presente trabalho buscou compreender a carência deste tipo de equipamento na cidade de Fortaleza, revelando um déficit de um hospital oncológico. A partir dos dados ncontrados, foi realizado um estudo diagnóstico e elaborada uma proposta para a realização de um projeto na região com a aplicação dos conceitos encontrados geradores da humanização.
Keywords: Humanização
Sustentabilidade
Confortabilidade
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1629
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lara Teixeira Fontenele 2 de 2.pdf12.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Lara Teixeira Fontenele 1 de 2.pdf40.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.