Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1644
Title: | Análise comparativa de metodologias de governança e gestão de TI |
Authors: | TAVARES, Jean Filipe Santos |
metadata.dc.contributor.advisor: | LEITE, Gleidson Sobreira |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | TAVARES, Jean Filipe Santos. Análise comparativa de metodologias de governança e gestão de TI. 2023. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023. |
Abstract: | Com o crescimento da participação da tecnologia da informação nas empresas, assim como a constante competição por melhores atuações no mercado, as empresas vêm ficando cada vez mais dependentes de tecnologia a fim de satisfazer seus objetivos corporativos e suas necessidades de negócios. Nesse contexto, o domínio de negócios da empresa também acaba sendo cada vez mais dependente dos serviços prestados pela tecnologia da informação, surgindo uma necessidade cada vez mais crescente de ações concretas e efetivas que tornem a gestão e governança de serviços de TI mais eficiente. Nesse cenário, e dada a importância do tema de gestão e governança na área de TI, assim como seus principais modelos e boas práticas, este trabalho apresenta revisão de literatura e análise comparativa dos modelos de Governança de TI (ITIL e COBIT) e as boas práticas de Gestão de TI (PMBOK e Scrum). Dos resultados obtidos, percebe-se a importância de uso concomitante de mais de uma metodologia realizando os devidos ajustes a depender de cada porte de empresa e respectivo cenário. |
Keywords: | Governança Gestão COBIT ITIL Scrum PMBOK |
URI: | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1644 |
Appears in Collections: | Sistemas de Informação - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jean Filipe Santos Tavares.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.