Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1645
Title: Uma análise de sentimentos das manchetes sobre notícias do mercado financeiro brasileiro
Authors: MOURA, Maurício da Silva Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: SOUZA, Thiago Iachiley Araújo de
Issue Date: 2023
Citation: MOURA, Maurício da Silva Pereira. Uma análise de sentimentos das manchetes sobre notícias do mercado financeiro brasileiro. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: A evolução das notícias ao longo dos anos tem sido bastante significativa, impulsionada principalmente pelo avanço da tecnologia e pela disseminação da internet. Destaca-se a importância das manchetes na atração de leitores para as notícias financeiras e como elas podem influenciar a percepção e o sentimento dos leitores. Baseado nisso, este estudo propõe a utilização da análise de sentimentos para identificar automaticamente se as manchetes relacionadas ao mercado financeiro brasileiro são positivas ou negativas. O objetivo geral é criar um modelo de processamento de linguagem natural (NLP) para prever o sentimento das manchetes, enquanto os objetivos específicos envolvem o pré-processamento dos dados, a construção do modelo NLP e a análise de métricas de desempenho. A justificativa do estudo é baseada no impacto das notícias sobre as decisões dos investidores e na dificuldade de prever o comportamento do mercado. O estudo descreve o desenvolvimento do modelo utilizando os classificadores Support Vector Machine e Naive Bayes. Os resultados dos experimentos mostram a viabilidade da identificação automatizada de emoções e são propostos trabalhos futuros, incluindo o uso de um conjunto de dados mais amplo e a correlação da análise de sentimento com a oscilação dos preços das ações na bolsa de valores.
Keywords: Análise de Sentimentos
Mercado Financeiro
Manchetes
Processamento de Linguagem Natural
Aprendizagem Supervisionada
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1645
Appears in Collections:Sistemas de Informação - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maurício da Silva Pereira Moura.pdf6.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.