Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1648
Título: PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO PARA PERDA DENTÁRIA EM UMA SUBPOPULAÇÃO DE GUINÉ-BISSAU
Autor(es): NASCIMENTO, Moises Abudu N'Tchama
Orientador: SOUSA, Fabrício Bitu
Data do documento: 2023
Citação: NASCIMENTO, Moises Abudu N'Tchama. Prevalência e fatores de risco para perda dentária em uma subpopulação de guiné-bissau. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Resumo: A cárie dentária é uma doença dinâmica, mediada por biofilme, modulada pela dieta, multifatorial e não transmissível. Pode causar dor, dificuldades de mastigação, problemas de fala, distúrbios gerais de saúde e problemas psicológicos. Alguns fatores têm sido fortemente associados à doença, como: nível socioeconômico, hábitos alimentares, hábitos de higiene bucal e acesso a serviços de cárie dentária. Dentro deste cenário de países de baixo desenvolvimento socioeconômico e escassas informações sobre a prevalência da cárie dentária, bem como outras doenças bucais, insere-se Guiné-Bissau. Guiné-Bissau é um dos países mais pobres da África Ocidental, com 40,7% da população vivendo na pobreza extrema, com ausência de políticas públicas e escassez de profissionais voltados à saúde bucal. O objetivo da presente pesquisa foi realizar um levantamento epidemiológico a fim de identificar a situação de saúde bucal relacionada a doença cárie em diferentes comunidades de Guiné-Bissau. Os dados foram coletados em duas regiões administrativas de Guiné-Bissau: Bissau e Ilhas Bijagós. Os locais de coleta foram escolhidos por conveniência de inserção prévia dos pesquisadores. O exame clínico intraoral foi realizado por seis examinadores calibrados previamente, em indivíduos a partir de 12 anos de idade e o índice CPOD foi calculado, bem como foi realizada a avaliação da necessidade de tratamento. Um questionário foi aplicado para a aquisição dos dados sociodemográficos e de higiene bucal da subpopulação selecionada. A amostra da presente pesquisa foi constituída de 236 indivíduos, sendo 134 (57%) do sexo feminino e 101 (43%) do sexo masculino, dos quais 165 (70,8%) eram residentes da capital Bissau e 68 (29,2%) residentes das Ilhas Bijagós. Foi observado uma prevalência de cárie alta de 74,2% da população investigada e um índice médio de CPOD de 4,9 em indivíduos com idade superior a 12 anos. Apesar da alta frequência de higienização dos dentes relatada pelos entrevistados, não foi observado relação estatisticamente significante entre a utilização dos itens como escova, carvão, dedo, palito ou galho para higiene dos dentes e a experiência de cárie entre os entrevistados. Outra observação relevante, é que apesar da maioria dos entrevistados informar que usam pasta de dentes como item de higiene bucal, a experiência de cárie ainda é alta e estatisticamente significante. Nota-se ainda, a alta necessidade de tratamento apresentada pelos entrevistados. Esse panorama observado da necessidade de tratamento mostra-se compatível com o índice CPOD alto observado no presente estudo.
Palavras-chave: Cárie dentária
Levantamento epidemiológico
Guiné-Bissau
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1648
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOISES ABUDU N’TCHAMA NASCIMENTO.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.